Abrir Menu

PIICIE – Combate ao Insucesso Escolar

O Município de Felgueiras promove, em parceria com a Comunidade Intermunicipal Tâmega e Sousa, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE TS), designado por Tâmega e Sousa Educa – acreditamos em ti, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti] é uma estratégia educativa que, em colaboração com os agrupamentos de escola, estabelecimentos de ensino e todos os intervenientes da comunidade educativa do concelho, pretende promover o sucesso escolar dos(as) alunos(as), reconhecendo a educação como força vital para a coesão social.

Com uma abordagem integrada e inovadora, assente na tríade escola-aluno(a)-família, o TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti] é dirigido a todos os ciclos de ensino, do pré-escolar ao secundário, nas áreas das artes, das ciências e da tecnologia, empreendedorismo, empregabilidade e cidadania, liderança educativa e da psicologia e orientação vocacional.

O projeto Tâmega e Sousa Educa apresenta como principais linhas de intervenção o compromisso com a consolidação da Educação Inclusiva, com o reforço da cultura de parceria de base territorial, com o reforço da aproximação das famílias e com a proliferação de atividades que criem condições de aprendizagem potenciadoras da motivação, criatividade e inovação.

Para informação mais detalhada, consulte documento (Tabela PIICIE_Plano de Ação 19-20).

Alertamos que as atividades previstas na página podem sofrer alterações/reprogramações consoante as pistas da avaliação diagnóstica.

As atividades previstas nesta operação pretendem elevar os níveis de aproveitamento e frequência escolar, através do envolvimento dos serviços de psicologia e orientação e consistem:

• Dicas – Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade)
  • Promoção da Consciência Fonológica e Consciência Lexical
  • Oficinas de Empregabilidade

Nesta operação, o desafio consiste em promover competências transversais para o sucesso, com recurso a abordagens diferenciadoras ao nível das artes. O desafio consiste em partir dos conhecimentos, experiências e vivências que cada aluno comporta para consolidar novas aprendizagens, de uma forma significativa.

• Laboratórios de Educação Artística
  • Oficinas de Cinema de Animação
  • Oficinas de Teatro

Esta operação visa criar condições de aprendizagem onde o/a aluno/a tenha um papel ativo na descoberta e construção do seu próprio conhecimento.

• Experimenta Ciências

Pretende-se nesta operação criar condições de aproximação efetiva aos/às líderes educativos primários: as famílias. Através do envolvimento de outras lideranças educativas (escolas, docentes, técnicos(as) de intervenção social, proteção de menores, associações de pais), estão previstas atividades diversificadas que concorrem para o objetivo de aproximar a família à escola e vice versa.

• Grupo Partilha de Pais

Contribuir para um modelo educacional que tenha por valor a Igualdade de oportunidades e possibilidades, através de respostas personalizadas que motivem os(as) alunos(as) para uma aprendizagem efetiva.

• Sagaz
  • O Meu Lugar no Mundo
  • Felgueiras, cria o teu futuro

Esta operação prevê contribuir para uma maior participação dos pais, mães e encarregados(as) de educação na vida escolar dos(as) alunos(as). Além disso, pretende capacitar os atores institucionais e as organizações do sistema de educação da região do Tâmega e Sousa. A atividade prevista nesta operação tem como objetivo ainda facilitar a escolha relativamente ao projeto de vida escolar/profissional dos(as) alunos(as), bem como promover contextos de aproximação entre estabelecimentos de ensino e comunidade.

• Mostra da Qualificação
  • EQUIPA