A Câmara Municipal de Felgueiras está a promover uma conferência intitulada “Macau na China do Imperador Kangxi: Cartas do Padre Tomás Pereira, S.J.”, a realizar no dia 16 de novembro, pelas 16h00, no auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras.
Esta iniciativa integra a programação do Círculo Cultural Abel Tavares e o orador, Vice Almirante José Augusto Vilas Boas Tavares, abordará as cartas do padre Tomás Pereira, um padre jesuíta que viveu na China durante 36 anos e ali desenvolveu o seu trabalho e manteve uma relação de grande proximidade com Imperador Kangxi (1662-1722).
Com base na “palavra” de Tomás Pereira revisitam-se temáticas conexas com Macau ou com a relação Macau-Pequim, em especial no contexto do empreendimento missionário do Padroado Português no Extremo Oriente, uma realidade relacional historicamente privilegiada, com naturais reflexos na identidade da Região Administrativa Especial de Macau e nas perspetivas da atual diplomacia sino-portuguesa.
Esta atividade tem entrada livre.
Nota curricular do conferencista José Augusto Vilas Boas Tavares
Oficial da Armada, ingressou na Escola Naval em 1966. Passou à situação de reforma no posto de Vice-Almirante, em 2013.
Serviu em diversas unidades navais, tendo comandado o navio patrulha “Zambeze” (1977-79) e a corveta “Augusto Castilho” (1990-91). Exerceu, entre outros, o cargo de Diretor da Estação Radionaval “Almirante Ramos Pereira” e cumpriu duas comissões de serviço no Estado-Maior da Armada; desempenhou funções no Estado-Maior Militar Internacional da NATO, em Bruxelas, e chefiou a Célula Permanente Multinacional do Estado-Maior da Força Marítima Europeia; foi responsável pela gestão dos Sargentos e Praças da Marinha e coordenador da Área de Ensino e Professor de Estratégia no Instituto Superior Naval de Guerra.
Enquanto oficial general, exerceu os cargos de Diretor dos Serviços de Formação da Marinha (2003-2007), Superintendente dos Serviços do Pessoal (2007-2010) e Diretor da Comissão Cultural da Marinha (2010-2013) em acumulação com o cargo de Diretor da Biblioteca Central da Marinha (2010-2011).
Licenciado em Ciências Militares Navais pela Escola Naval, pós-graduado (Sénior Course) pelo Colégio de Defesa da NATO e Mestre em História do Império Português (FCSH/UNL) é Membro Emérito da Academia de Marinha. Em março de 2019 viu publicada por esta última instituição A Governação de Timor no Século XVIII. Lifau 1702-1769, obra de sua autoria que em 2017 merecera ex-aequo o Prémio “Fundação Oriente”, destinado «a incentivar e dinamizar a pesquisa, e a investigação científica na História, Artes, Letras e Ciências ligadas ao mar, e à presença portuguesa na Ásia Oriental».
Agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis, a Medalha Militar de Serviços Distintos (Ouro e Prata), a Medalha Militar de Mérito Militar (1.º, 2.º e 3.º classes), a Medalha da Cruz Naval (2.ª classe), a Medalha de Comportamento Exemplar (Ouro) e a Medalha Comemorativa das Campanhas das Forças Armadas Portuguesas (Moçambique 71-73).