Orçamento Participativo Jovem 2020

O que é o Orçamento Participativo Jovem de Felgueiras?

O OPJ de Felgueiras é um processo participativo que assenta na consulta direta dos cidadãos jovens e pretende inscrever as suas ideias e projetos no orçamento municipal, até ao valor de 20 mil euros.

Esta medida apela à participação ativa dos jovens, contribuindo com propostas renovadas e inovadoras para o concelho, dando voz aos jovens na escolha de projetos ou investimentos que se revelem fundamentais.

Quais os objetivos?

– Promover o diálogo entre o executivo municipal, jovens e restante sociedade civil, com o intuito de criar renovadas soluções tendo em conta os recursos disponíveis e a sua criteriosa gestão;

– Desenvolver a participação cívica dos jovens na vida do município e de toda a sociedade;

– Promover um contacto constante, próximo, transparente e efetivo entre os cidadãos e os eleitos, num processo de concertação de esforços em prol do concelho de Felgueiras.

Quem pode Participar ?

Cidadãos com idades compreendidas entre 14 e os 30 anos

Como participar?

Até 31 dezembro de 2019, podes apresentar a tua proposta em formulário próprio – disponível no site do Município (https://cm-felgueiras.pt/download/pt/ficheiros/formulario-opjovem.pdf) e enviar por email para ropjf@cm-felgueiras.pt

Podes também entregar pessoalmente, em envelope fechado, no balcão de atendimento da Câmara Municipal de Felgueiras (Felgueiras e Lixa).

As propostas são analisadas pelos serviços da autarquia, conforme estipulado no Regulamento do Orçamento Participativo Jovem de Felgueiras, para avaliar da sua viabilidade e para serem colocadas a votação, no período entre 6 a31 de janeiro de 2020. Todos os cidadãos maiores de 14 anos, residentes em Felgueiras, podem votar através do site do Município, ou presencialmente nas instalações do Município de Felgueiras.

A 3 de Fevereiro de 2020 será realizada a apresentação pública do projeto vencedor.