Escola Secundária de Felgueiras e a Escola Profissional de Felgueiras apresentam projetos vencedores do Fundo PIAS 2022/2023

Barcos Solares

Na sexta-feira, dia 26 de maio, as escolas vencedoras do Fundo PIAS 2022/2023 – Escola Secundária de Felgueiras e Escola Profissional de Felgueiras, apresentaram os seus projetos. “Barcos Solares”, o projeto da EPF foi apresentado na FEELTEK enquanto a ESF preferiu um momento solene para toda a comunidade educativa, no Grande Auditório para apresentar as conclusões da “Caracterização e valorização ambiental das Barrias – impacte ambiental do aproveitamento hidroelétrico do Rio Bugio”.

A apresentação da Escola Secundária de Felgueiras teve ainda vários momentos culturais de musica e poesia, sendo que os resultados apresentados, do estudo feito ao longo de vários meses, conclui pela recuperação dos ecossistemas. A Escola Profissional testou os barcos a energia solar desenvolvidos pelos alunos, numa piscina para as treze equipas (2 do agrupamento de Escolas de Airães, 6 do Agrupamento de Escolas Manuel Faria e Sousa e 5 da Escola Profissional de Felgueiras). Nesta primeira edição da corrida foi vencedor o barco “Titanic” da Escola Profissional de Felgueiras, sendo os segundo e terceiro lugares ocupados pelo “Peixinhos” da D. Manuel Faria e Sousa e “Target” também da Escola Profissional de Felgueiras respetivamente. À margem da Mostra que decorreu entre os dias 25 e 28 de maio, a vereadora Ana Medeiros referiu “ser muito positivo o saldo do Fundo PIAS que financia os melhores projetos de ambiente e sustentabilidade propostos em concurso pelas escolas do concelho, pela aplicabilidade que têm no dia-a-dia ou pelos princípios que nos transmitem, como neste caso com a energia solar”.

Inserido no Pilar de intervenção municipal “Cidadania e Sustentabilidade”, o Fundo PIAS premeia os projetos candidatos que mais se destacam nas áreas de ambiente, sustentabilidade, economia circular e alterações climáticas promovidos pela comunidade educativa desde o pré-escolar até ao ensino superior.