Município de Felgueiras atribui subsídio de 110 mil euros às Corporações de Bombeiros de Felgueiras e Lixa

Foi assinado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Felgueiras e as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras e da Lixa com vista à atribuição de subsídios às duas Corporações de Bombeiros concelhias, num total de 110 mil euros. Este ano, o subsídio habitualmente atribuído foi reforçado em 10 por cento.

Este apoio ordinário, distribuído pelas duas corporações, pretende auxiliar o funcionamento dos seus Corpos de Bombeiros, no ano de 2024, por forma a garantir uma melhor operacionalidade e eficiência no socorro e na proteção de pessoas e bens, quer na sua área de atuação própria, quer ainda fora desta, quando acionados pelas entidades competentes, e ainda quando solicitados pelo Município para a integração de operações de divulgação, promoção, formação, prevenção e/ou socorro, permitindo assim alcançar maiores níveis de segurança e de resposta operacional integrada na Proteção Civil do Município.

Pretende-se que estas verbas se traduzam em mais um reconhecimento no contributo pelos serviços que prestam à comunidade e à causa pública, na atuação imediata, em situações de emergência e de catástrofe, na total disponibilidade na defesa, socorro e segurança dos cidadãos.

Durante o ato, e perante os representantes das corporações, Nuno Fonseca, presidente da edilidade afirmou ser “inquestionável que as missões atribuídas às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários se revestem do maior interesse para a população do concelho. É, por isso, um compromisso nosso, enquanto representantes eleitos, continuar a apoiar instituições do concelho, para que as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras e da Lixa tenham ao seu dispor todos os meios necessários para que cumpram a sua missão com toda a eficácia e eficiência”, concluiu.

Para além do subsídio ordinário agora atribuído, este ano foi concedido ainda um subsídio extraordinário no valor global de 90.000 euros (45.000 euros a cada corporação).