Mais de 100 alunos, na sua maioria, do ensino básico dos agrupamentos de escolas D. Manuel de Faria e Sousa e Dr. Machado de Matos participaram vivamente na celebração do Dia Mundial do Braille, na tarde desta terça-feira, no Espaço, Passado, Presente e Futuro.
A sessão cultural, designada “Mãos que leem palavras e desenhos”, teve como convidado especial António Santos, cego congénito e antigo funcionário (atualmente, reformado) do Centro Professor Albuquerque e Castro – Edições Braille, da Santa Casa da Misericórdia do Porto, onde, durante mais quatro décadas, desempenhou as funções de leitor, redator e revisor de livros, revistas e outras publicações de leitura para cegos.
António Santos, natural de Viseu, falou como teve de ultrapassar as suas limitações na infância e juventude, bem como no ingresso em escolas e instituições que o levaram à sua inclusão social, depois de ter mudado residência no Porto, aos 8 anos de idade. De seguida, fez demonstrações de leitura de livros em Braille, altura em que foi possibilitada a cada criança a oportunidade de passar os dedos sobre os “pontinhos” dos textos e desenhos para cegos, o que deixou todos os alunos entusiasmados. O convidado especial fez entregar a cada menino uma oferta da Misericórdia do Porto, o alfabeto de Braille impresso em desdobrável. António Santos respondeu a inúmeras interpelações. No final, disse estar muito feliz com a realização deste encontro.
Virgílio Ferreira, vereador do pelouro de Cidadania e Inclusão, encerrou a tertúlia. Agradeceu a participação do convidado especial. Considerou este evento de utilidade para sensibilização em relação à integração social. Finalizou, dizendo: “Eventos como estes são importantes para sensibilizar a comunidade, especialmente os mais jovens, para a importância de aceitar a diferença, e que as pessoas com determinada dificuldade conseguem superá-la, com distinção, sendo capazes de desempenhar as mais variadas competências como todos os outros cidadãos”.
Conteúdo atualizado em 8 de Janeiro de 2026 às 09:40
Qual o seu grau de satisfação com a informação desta página?