ÁRVORE DA ESPERANÇA – Felgueiras foi o primeiro Município a aderir à iniciativa

Felgueiras foi o primeiro Município a aderir à iniciativa
‘ÁRVORE DA ESPERANÇA’ JÁ FAZ PARTE DO NATAL EM FELGUEIRAS!
Instalação da artista Joana Astolfi junto à Câmara Municipal

Desde a tarde de ontem que o edifício da Câmara Municipal de Felgueiras tem outro encanto! Foi instalada a “Árvore da Esperança”, uma criação da Partners com a artista portuguesa Joana Astolfi. Esta é uma obra que simboliza a esperança de voltarmos a ter um país mais verde depois dos incêndios que destruíram parte do território nacional e que afetaram muitas famílias. O Município de Felgueiras foi o primeiro a dar o ‘sim’ a esta iniciativa que pretende percorrer o país e cujas receitas revertem a favor das vítimas dos incêndios.

Para Nuno Fonseca, Presidente do Município de Felgueiras, “é uma honra e um orgulho ver Felgueiras ser o primeiro Município a abraçar esta iniciativa de esperança e também ter na nossa terra pessoas tão altruístas como o grupo que se juntou ao Carlos Moreira e que levou algum conforto até às populações afetadas pelos incêndios deste ano”.

Foi nesse sentido que a autarquia, em forma de reconhecimento, convidou esse grupo que se uniu em torno d’O Poder da Solidariedade, como são conhecidos, para serem os padrinhos desta iniciativa.

José Campos, Presidente da Assembleia Municipal de Felgueiras, salientou o papel fundamental dos bombeiros, os guardiões da floresta, tantas vezes esquecidos e maltratados que merecem o reconhecimento de todos.

A “Árvore da Esperança” ficará junto ao edifício da Câmara Municipal de Felgueiras até ao Dia de Reis, aproximadamente.

O QUE É A “ÁRVORE DA ESPERANÇA”?

Nesta época natalícia, em que as famílias se reúnem junto a uma árvore carregada de enfeites de Natal, surgiu a ideia de colocar as pessoas a refletirem sobre as outras árvores e sobre a catástrofe que afetou tantas outras famílias. Para isso, a Partners, que contou com o alto patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República, tomou a iniciativa de substituir as típicas árvores de Natal por árvores queimadas nos incêndios, colocadas no centro das cidades, com a participação especial da artista portuguesa Joana Astolfi.

Joana Astolfi explica o processo: “Nós invertemos o tronco da árvore. Fica o pé do tronco para cima e a base são ramificações porque está tudo queimado”. A obra nem chega a assentar no chão, tendo no topo um pinheiro verde enxertado”. Na base da árvore encontram-se pequenos embrulhos, que pretendem intensificar a mensagem a passar.

A primeira ‘Árvore da Esperança’ foi oficialmente inaugurada no dia 11 de dezembro, nos jardins do Palácio de Belém, pelo Presidente da República. Nos próximos dias, a iniciativa repetir-se-á em vários concelhos e empresas do país.

UMA MENSAGEM DE ESPERANÇA NESTE NATAL

Mas esta é uma iniciativa que pretende chegar a todo o país. Paralelamente, os portugueses poderão, a partir de amanhã, gravar as suas mensagens de apoio e incentivo a quem mais sofreu com os incêndios (http://arvoredaesperanca.pt/), mensagens essas que serão difundidas na RFM e levadas por esta Rádio até junto das populações afetadas na noite de dia 24 de dezembro.

O público poderá também comprar pequenas réplicas, dentro de frascos, que serão vendidas online, cuja receita reverterá igualmente a favor das famílias vítimas dos incêndios.