A Praça Dr. Machado de Matos em Felgueiras encheu, uma vez mais, para a oitava edição da Gala do Desporto.
A Gala do Desporto de Felgueiras, distinguiu todos aqueles que, ao longo da época desportiva 2023/2024 (ano 2024), desempenharam um papel preponderante no desenvolvimento e visibilidade do desporto de Felgueiras, e contou com os apresentadores Felgueirenses, Raquel Ribeiro e Pedro Alves.
Foram distinguidos, sem processo de candidatura, com os prémios de Mérito Desportivo a mais de 200 agentes desportivos campeões/campeãs, oriundos de 25 modalidades desportivas: artes marciais/desportos de combate, andebol, atletismo, bilhar, boccia, desporto adaptado, desportos motorizado (automobilismo e Karting), enduro BTT, futebol, futsal, Karaté, Kempo, kickboxing, matraquilhos, motocross, natação artística, natação pura, patinagem artística, pesca desportiva, polo aquático, trail, tiro, vela e voleibol.
Os 35 prémio de Mérito Desportivo Internacional distinguiram os agentes desportivos que representaram a seleção nacional ou estiveram presentes em competições Internacionais.
Os vencedores das categorias de candidatura, foram os seguintes:
Associação/Clube do Ano
FOCA – Clube de Natação de Felgueiras
Clube das modalidades aquáticas, com os seguintes destaques:
Equipa Sénior do Pólo Aquático classificada em lugar de subida para a 1ª divisão nacional, equipa masculina de Natação Pura assegurou a manutenção na 1ª divisão nacional de clubes, com 8 atletas medalhados nos Campeonatos Nacionais de Natação Pura, Campeões Nacionais de Juvenis (sub16) de Pólo Aquático, Campeonato Territorial de Juvenis Masculinos – Fase final 3º lugar / Liga ANNP 3º Classificado / Vice-Campeões Territoriais de Sub 18 de Pólo Aquático / 10 Atletas nas seleções nacionais nas respetivas modalidades. 30 medalhas em campeonatos nacionais (das quais 9 são de ouro), 211 medalhas em campeonatos regionais (das quais 65 são de ouro) e vários atletas convocados para as seleções regionais e nacionais das respetivas disciplinas aquáticas.
Equipa de natação Artística no pódio do campeonato Regional de Clubes.
Medalha de Bronze no Campeonato de Europa Absoluto de Natação Pura, 4 finais em Campeonatos de Europa Absolutos de Natação Pura.
Equipa Jovem do Ano
Sub 16 – Pólo Aquático – FOCA Clube de Natação de Felgueiras
Campeã nacional de juvenis (sub16) e 3.º lugar campeonato regional de juvenis. Um título único em Felgueiras, conquistado num escalão onde o Pólo Aquático nunca tinha conseguido este título.
Equipa Sénior do Ano
Futebol Club Felgueiras 1932
Subida a liga 2, devolvendo o Futebol do concelho as Ligas Profissionais de Futebol, mais de 20 anos depois, numa época incrível do FC Felgueiras.
Dirigente do Ano
Luís Barbosa – Associação CRCDV 1982
Um diretor com um trabalho incrível na promoção e comunicação do Varziela, que conquistou muitos admiradores fora de Felgueiras.
Atleta do Ano Feminino
Francisca Martins (Natação Pura) – FOCA – Clube Natação Felgueiras
É a atual das nadadoras mais valiosa da natação portuguesa, detentora dos Recordes Nacionais seniores e absolutos nas provas de 100m, 200m e 400m Livres.
Conquistou a medalha de bronze nos Campeonatos de Europa Absolutos, feito inédito onde Portugal só nesses campeonatos conseguiu conquistar a primeira medalha da modalidade no setor feminino. Alcançou também o feito inédito de ser a primeira portuguesa a ter mais do que uma final no mesmo Campeonato de Europa, conseguindo o quarto lugar nos 800m Livres e o sétimo lugar nos 200m Livres.
No Campeonato de Europa de piscina curta também fez resultados históricos ao igualar a melhor classificação de sempre de Portugal. Nomeada para Atleta do Ano pela Federação Portuguesa Natação.
Bateu ainda os Recordes Nacionais Seniores e Absolutos dos 200m e 400m Livres em piscina curta e dos 100m Livres em piscina longa / A nível interno foi 7 vezes campeã nacional sénior e absoluta
Atleta do Ano Masculino
Diogo Pinto (Futebol) – Sporting Clube de Portugal
O guarda-redes de 19 anos, esteve em destaque na prova rainha do futebol português, defendendo a baliza do Sporting Clube de Portugal, na final da competição.
O guarda-redes, também já foi chamado várias vezes por Rúben Amorim, para a equipa principal, bem como para as competições europeias.
Atleta internacional sub-20 por Portugal, integrou a comitiva campeã nacional da primeira liga de futebol profissional, em representação do Sporting clube de Portugal.
Treinador/a do Ano
Carlos Mendes (Atletismo) – União Desportiva de Várzea
O seu trabalho tem sido inspiração para todos, contribuindo para o desenvolvimento de uma nova geração de atletas e cidadãos com valores no Atletismo nacional.
Um homem dedicado ao atletismo, aos atletas e a Felgueiras, que refletem de forma evidente o fantástico trabalho na formação de jovens valores do atletismo nacional. Felgueiras é dos principais clubes de formação de jovens atletas, e este sucesso em muito se deve ao desde sempre treinador Carlos Mendes. Treinador com 2 atletas no Campeonato da Europa, é detentor de mais de 250 medalhas em Regionais e Nacionais e treinador dos melhores atletas nacionais.
Atleta Jovem do Ano Feminino
Mariana Castro (Kempo) – Núcleo Amador de Idães
Campeã regional e campeã nacional na seguintes categorias -54kg semi Kempo, light Kempo, full Kempo e submission.
A nível internacional teve presente NORDIC OPEN KEMPO feito que levou a ser premiada melhor atleta júnior da competição.
Atleta Jovem do Ano Masculino
Duarte Pinto (Pólo Aquático) – FOCA – Clube de Natação de Felgueiras
Atleta campeão nacional de juvenis (sub16), onde foi distinguido como melhor marcador na fase final do nacional juvenis. Integrou ainda a equipa de juniores, no Campeonato Nacional, onde foi o segundo melhor marcador da fase final do nacional de juniores. Chamado a equipa principal de Pólo Aquático, mesmo sendo da categoria de juvenil.
Atleta do Ano de Desporto Adaptado
Fernando Pinto (Vela – Hansa) – Clube Naval Povoense
Participou no Campeonato do Mundo de Hansa 303. No regresso à competição da classe Hansa, englobada no estágio da Seleção Nacional de Vela Adaptada, o atleta do Naval Povoense conseguiu uma prestação que o colocou no Mundial da modalidade. Campeão regional norte hansa 303 duplo; Vice-campeão nacional absoluto hansa 303 individual; 3ª lugar campeonato nacional classe hansa 303 individual; Participação campeonato mundo RS Venture, ficando em 6ª lugar classe “inclusivo”.
Atleta do Ano de Desporto Escolar
Ana Vieira (Natação) – Escola Secundária de Felgueiras
Uma aluna de mérito académico, representou com excelência a Escola Secundária de Felgueiras na modalidade de natação, no âmbito do programa de Desporto Escolar, com destaque para os seguintes resultados: foi campeã nacional nos 50 e 100 metros livres, foi vice-campeã nacional nos 200 metros livres e foi campeã mundial nos 100 e 200 metros livres, juntando ainda o título de vice-campeã mundial na estafeta de 4×100 metros livres.
Os prémios de homenagem da 8ª edição foram os seguintes:
Figura Desportiva
Carlos Pedro Sousa ( FC Felgueiras)
“Pintassilgo”
Jogador de futebol, nascido na década de 80, em Felgueiras, terra onde nasceu e vive, formado no Futebol Clube de Felgueiras, onde jogou nos escalões de formação, e onde assinou o primeiro contrato profissional de Futebol.
Um Felgueirense que nos enche de orgulho e esteve nos principais palcos do Futebol, com passagem pelos clubes nacionais como Vitória Guimarães, Portimonense, Moreirense, Arouca, Covilhã, Varzim, e pelo Pandurii da Roménia, disputando as Ligas Profissionais de Futebol e a Liga Europa.
Uma carreia brilhante, que terminou como jogador ao mais alto nível no nosso Futebol Clube de Felgueiras, na época 2020/2021, iniciando na época seguinte, aqui as funções de treinador adjunto.
Nunca negou ou abdicou dos seus sentimentos especiais que o ligam ao Felgueiras e tornou-se um carismático felgueirense e um embaixador do Futebol da cidade.
Homenagem Carreira
Artur Costa (FC Lixa)
Durante mais de 20 anos, esteve ligado ao Futebol Clube da Lixa, com diversas funções, desde jogador, a diretor desportivo, a treinador ou dirigente.
Na época 1972/1973, iniciou como jogador nos juniores, passando a jogador da equipa sénior, e uma lesão no joelho levou o seu término da carreira como jogador, na época 1978/1979.
Surge depois em 1982/83 como Diretor Desportivo, passando por treinador dos Juniores e depois dos Seniores do clube do seu coração, o Futebol Clube da Lixa.
Como treinador esteve ligado à subida do FC Lixa à 3ªDivisão Nacional em 1992/1993, tendo terminado no cargo de Diretor em 2007/2008.
Um Homem dedicado a Terra, que o viu nascer e onde sempre viveu, e que se destaca pela sua dedicação em prol do desenvolvimento do Futebol Clube da Lixa, com uma marca muito significativa no Desporto da Lixa.
A abertura desta edição da Gala do Desporto contou com um brilhante momento das Daises Escola de Dança, que vestiram as camisolas dos clubes do concelho de Felgueiras, a quem agradecemos a cedência da camisola para este brilhante momento de divulgação do desporto local.
O momento musical da noite, ficou a cargo do conservatório de música de Felgueiras, a quem agradecemos o envolvimento.
Uma grande moldura humana, aplaudiu, Felgueiras e todos os seus campeões/campeãs!