Felgueiras celebra o Dia Mundial do Turismo com a apresentação de uma nova oferta turística

Inauguração do percurso PR3 FLG “Levadas de Jugueiros” – 06 de outubro

A Câmara Municipal de Felgueiras convida os felgueirenses, visitantes/turistas, entidades parceiras, empresas da cadeia de valor do turismo e órgãos de comunicação social a participarem na cerimónia de abertura oficial do percurso “Levadas de Jugueiros” e a conhecer o trajeto através de uma caminhada, a realizar no próximo dia 06 de outubro.

A iniciativa, concretizada no âmbito das comemorações do “Dia Mundial do Turismo”, terá início às 08h30, no lugar do Assento, na freguesia de Jugueiros, e começará com a apresentação de um documentário dedicado ao novo percurso. Após a projeção do vídeo, os participantes poderão contactar diretamente com todo o património natural e cultural que lhes foi apresentado, numa caminhada de 8.3 Km, com regresso ao local de partida.

A obra a inaugurar conjuga a preservação e valorização do património ambiental, histórico e cultural e a eficiência energética com o desenvolvimento turístico, contribuindo para fortalecer a oferta turística local.

A intervenção tem uma forte componente de obra de recuperação e beneficiação do património local, paisagístico e ambiental de interesse coletivo e seu apetrechamento, incluindo obras e equipamentos associados à preservação de património imaterial e à utilização turística, mas também a produção de material documental e de divulgação, de registo videográfico e promocional.

A concretização do projeto “Levadas de Jugueiros” resulta da aprovação com  (nota máxima) da candidatura PDR2020-10216-070625 “Levadas de Jugueiros” (PDR2020/Medida 10 LEADER/ Operação 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias), através da ADER- SOUSA – Associação De Desenvolvimento Rural Das Terras Do Sousa. A operação tem uma comparticipação de 80%, de subsídio não reembolsável de 159.971,59€, num valor de investimento elegível de 199.964.49€.

O promotor do projeto é o município de Felgueiras, tendo estabelecido acordos de cooperação com a Junta de Freguesia de Jugueiros, a Associação da Casa do Povo de Jugueiros e a Salta Fronteiras Associação, bem como acordos com os consortes das Levadas e outros particulares para cedência de passagem e de ocupação de equipamentos, aos quais o município de Felgueiras agradece o precioso apoio.

O PR3 FLG “Levadas de Jugueiros”, já homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, é um convite para uma caminhada plena de beleza e encanto. Ao longo do percurso terá a oportunidade de observar uma paisagem sublime repleta de detalhes. As quedas de água, as cascatas, a biodiversidade, e os valiosos legados do período medieval, representam alguns dos tesouros, que podem ser encontrados ao longo deste trajeto.

Do património cultural e natural, que marca todo o caminho, destacam-se as levadas, os moinhos, a calçada das barrias e a ponte medieval de Travassós.

O percurso Levadas de Jugueiros é um hino à natureza, que nos faz mergulhar num misto de sensações, ideal para um belo passeio em família.

Os interessados em participar na caminhada a realizar no dia 06 de outubro, pelas 08h30, com início no lugar do Assento, em Jugueiros, devem efetuar a sua inscrição aqui. Limitado à participação de 200 pessoas.

Esperamos por si!