Fechar Menu
Abrir Menu

Inauguração do Percurso PR3 FLG “LEVADAS DE JUGUEIROS”

Felgueiras inaugurou ontem, 06 de abril, o Percurso PR3 FLG “Levadas de Jugueiros”, um evento que contou com a participação de mais de 160 caminheiros, os quais tiveram a oportunidades de disfrutar de espaços únicos e imperdíveis.

A obra a inaugurada conjuga a preservação e valorização do património ambiental, histórico e cultural e a eficiência energética com o desenvolvimento turístico, contribuindo para fortalecer a oferta turística local.

Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, o presidente da Assembleia Municipal, Alfredo Alves, o vereador do Turismo, Joel Costa, entre outros elementos do executivo, o presidente da Junta de Freguesia de Jugueiros, Hugo Sampaio, José Sousa Guedes representante da Ader-Sousa e a vice-presidente da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, Elisa Pestana, que entregou a carta de homologação do percurso.

A intervenção tem uma forte componente de obra de recuperação e beneficiação do património local, paisagístico e ambiental de interesse coletivo e seu apetrechamento, incluindo obras e equipamentos associados à preservação de património imaterial e à utilização turística, mas também a produção de material documental e de divulgação, de registo videográfico e promocional.

 A concretização do projeto “Levadas de Jugueiros” resulta da aprovação com (nota máxima) da candidatura PDR2020-10216-070625 “Levadas de Jugueiros” (PDR2020/Medida 10 LEADER/ Operação 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias), através da ADER- SOUSA – Associação De Desenvolvimento Rural Das Terras Do Sousa. A operação tem uma comparticipação de 80%, de subsídio não reembolsável de 159.971,59€, num valor de investimento elegível de 199.964.49€.  

O promotor do projeto é o município de Felgueiras, tendo estabelecido acordos de cooperação com a Junta de Freguesia de Jugueiros, a Associação da Casa do Povo de Jugueiros e a Salta Fronteiras Associação, bem como acordos com os consortes das Levadas e outros particulares para cedência de passagem e de ocupação de equipamentos, aos quais o município de Felgueiras agradece o precioso apoio.

O PR3 FLG “Levadas de Jugueiros”, já homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, é um convite para uma caminhada plena de beleza e encanto. Ao longo do percurso terá a oportunidade de observar uma paisagem sublime repleta de detalhes. As quedas de água, as cascatas, a biodiversidade, e os valiosos legados do período medieval, representam alguns dos tesouros, que podem ser encontrados ao longo deste trajeto.

Do património cultural e natural, que marca todo o caminho, destacam-se as levadas, os moinhos, a calçada das barrias e a ponte medieval de Travassós.

O percurso Levadas de Jugueiros é um hino à natureza, que nos faz mergulhar num misto de sensações, ideal para um belo passeio em família.

Sinta-se convidado e agende uma viagem pela natureza, em Felgueiras.

Mais notícias
Orçamento Participativo Jovem de Felgueiras 2025 já tem projeto vencedor!