293 crianças da educação pré-escolar foram abrangidas pelo Ateliê das Emoções em período de interrupção letiva, ao longo do ano letivo 2024-2025, nas escolas em que o serviço de prolongamento de horário é da responsabilidade municipal.
A dinamização do Ateliê das Emoções é da responsabilidade da Equipa Técnica Municipal, responsável pela implementação do Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), e tem como objetivo o investimento na educação emocional junto das crianças de idade pré-escolar. Esta iniciativa visa promover o reconhecimento, a expressão e a regulação das emoções, através de atividades lúdicas e pedagógicas, devidamente adaptadas à faixa etária.
Com o apoio da técnica municipal, as crianças participantes de todos os Jardins de Infância da rede pública concelhia, aprenderam a reconhecer emoções como a alegria, a tristeza, a raiva ou o medo, compreendendo que todas elas fazem parte da experiência humana.
As sessões incluíram jogos, histórias e momentos de partilha, num ambiente seguro e afetivo. O Ateliê contribui para o bem-estar emocional das crianças e para a construção de contextos educativos mais saudáveis e inclusivos, reforçando a importância da educação emocional no desenvolvimento integral desde os primeiros anos de vida. O Ateliê das Emoções continuará a ser dinamizado nas Interrupções Letivas do próximo ano letivo 2025-2026.
O PIPSE tem como principal objetivo a promoção do sucesso escolar dos/as alunos/as do Tâmega e Sousa, reforçando a equidade no acesso à educação e melhorando a qualidade e pertinência das aprendizagens e competências, e é desenvolvido em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), no âmbito dos Programas Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar (NORTE2030-2024/5).
Qual o seu grau de satisfação com a informação desta página?