Fechar Menu
Abrir Menu

O calçado regressou às Escolas de Felgueiras com novas experiências e desafios

O Município de Felgueiras, em colaboração com a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS), tem vindo a promover a dinamização do projeto pedagógico “Roteiro do Conhecimento” com o objetivo de dar a conhecer a realidade do setor do calçado e, simultaneamente, valorizar o território, a sua identidade, raízes e atividades económicas.

Este projeto, que procura atrair uma nova geração de talento para a indústria através da arte, criatividade e sustentabilidade, teve início no ano letivo de 2023/2024, ano em que o Município de Felgueiras aceitou, pela primeira vez, o desafio lançado pela APICCAPS. As sessões foram dirigidas a alunos/as do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), mais concretamente aos 3.º e 4.º anos de escolaridade, e dos 2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário, abrangendo um total de 366 alunos/as das várias escolas do concelho.

Ao longo do ano letivo de 2024/2025, as sessões do “Roteiro do Conhecimento” continuaram a ser dinamizadas em contexto de sala de aula. Ao nível do 1.º CEB, participaram 71 alunos/as das Escolas Básicas n.º 1 de Felgueiras, Caramos, Pombeiro de Ribavizela e Paços (Revinhade) que foram desafiados a realizar o quiz, ouviram poemas, conversaram sobre a temática e realizaram ilustrações inspiradas no setor do calçado. Já nos 2.º e 3.º CEB e no Ensino Secundário, o projeto envolveu 194 alunos/as dos Agrupamentos Dr. Machado de Matos e da Lixa, Escola Secundária de Felgueiras e Escola Profissional de Felgueiras que foram desafiados/as a conceber um sapato da sua autoria e a visitar uma “fábrica do futuro” através de realidade virtual.

À semelhança do que aconteceu no ano letivo anterior, em 2024/2025, a APICCAPS voltou a lançar o Concurso “Caixa Mágica” dirigido às escolas do 1.º CEB participantes no projeto “Roteiro do Conhecimento” que desafia alunos/as e respetivas famílias a criar sapatos personalizados e sustentáveis, recorrendo a materiais reciclados, promovendo, assim, a criatividade aliada à consciência ambiental.

A iniciativa, promovida pela APICCAPS e apoiada pelo Município, integra-se no Pilar de Intervenção n.º 4: Inovação e sucesso educativo” da área da educação e procuram promover processos de inovação e mudança.

Mais notícias
Felgueiras aposta na implementação do “PISA for SCHOOLS”