Realizou-se no dia 11 de fevereiro no auditório dos Paços do Concelho a sessão de apresentação do projeto IGEA Educa Felgueiras 21-23, o qual apresenta como objetivo geral elevar o desempenho da população escolar do concelho de Felgueiras, através do reforço da intervenção precoce e da diversificação de práticas educativas.
O presente projeto constitui a segunda fase do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), através do qual se procura consolidar o trabalho desenvolvido no Município de Felgueiras, ao longo dos últimos três anos, na promoção do sucesso educativo, através do trabalho colaborativo com a comunidade escolar.
Procura-se assim, numa lógica de continuidade, fortalecer o trabalho de parceria com os principais agentes educativos locais e, simultaneamente reforçar a política educativa pública municipal, tendo por base o princípio da igualdade de oportunidades de sucesso para todas as crianças e jovens do Concelho.
A vereadora do Pelouro da Educação, Ana Medeiros, procedeu à abertura da sessão, referindo-se à candidatura que o Município apresentou ao Aviso publicado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, no âmbito dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar e na qual se propõe, como entidade promotora e beneficiária, a implementação do projeto IGEA Educa Felgueiras-21-23.
A Equipa Técnica do IGEA Educa 21-23 apresentou a estrutura do projeto referindo as suas principais áreas identitárias: Intervenção precoce, Gestão de carreira, Empreendedorismo e cidadania, Artes e tecnologia. Estas diferentes áreas operacionalizam-se num conjunto de 14 atividades, contemplando os diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário, a desenvolver até junho de 2023.
A sessão contou com a presença de elementos de todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho, Escola Secundária de Felgueiras e Escola Profissional de Felgueiras, parceiros diretos e fundamentais para a concretização dos objetivos do projeto e das metas contratualizadas.
Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.