Serviços Operativos Municipais e de Proteção Civil terão novas instalações

A Câmara Municipal de Felgueiras vai avançar com a construção do Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM) de Felgueiras, uma infraestrutura que agregará o Serviço de Proteção Civil e os Serviços Operativos.

O edifício vem fortalecer a capacidade de resposta do município a situações de emergência e catástrofe, alinhando-se com as diretrizes nacionais de Proteção Civil e as necessidades locais específicas.

Os Serviços Operativos prestados pela organização municipal também terão melhores condições de trabalho.

O Projeto Base do CCOM de Felgueiras, orçado em 4,5 milhões de euros, foi aprovado por unanimidade na reunião de Câmara, realizada na passada quinta-feira, e em breve proceder-se-á à abertura do concurso público para a obra.

Na apresentação do projeto, o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, realçou a pertinência da obra: “A construção deste edifício, prometido há décadas, é uma prioridade do meu executivo, na medida em que as atuais instalações apresentam enormes debilidades, e, por isso, é preciso garantir condições de segurança e dignas de trabalho, a todos/as os/as colaboradores/as da autarquia.

Os Serviços Operativos e de Proteção Civil terão todas as condições para responder às solicitações e às necessidades da população de forma mais eficaz”.

A Polícia Municipal, que atualmente ocupa as instalações do Centro Coordenador de Transportes, a Proteção Civil, no Edifício Campo da Feira, assim como outros serviços municipais espalhados em diversos edifícios, passarão a partilhar o novo espaço, otimizando os custos operacionais, e tornando-os mais rápidos e eficazes.

A distribuição interna do CCOM de Felgueiras será feita por três pisos e caracterizada por áreas claramente definidas para operações, administração, formação e apoio logístico, além de espaços de trabalho flexíveis e adaptáveis.

Toda a construção do edifício tem em consideração as melhores soluções de sustentabilidade ambiental.