Felgueiras apagou as luzes pelo planeta

O Município de Felgueiras, apagou as luzes de vários espaços públicos, num ato simbólico, de alerta para a importância da boa utilização dos recursos naturais para um planeta mais saudável.

A autarquia e vários organismos públicos e privados associaram-se, à iniciativa Hora do Planeta 2019 e apagaram as luzes, no dia 30 de março durante uma hora.
Esta iniciativa, assinalada a nível mundial, já com alguns anos de existência, pretende alertar para os riscos que corre o nosso Planeta, nomeadamente, no que se refere às alterações climáticas, cada vez mais evidentes e graves, e para a urgência de mudar atitudes no nosso quotidiano.

O vice-presidente da autarquia, Fernando Fernandes e o vereador do Ambiente, Joel Costa, estiveram na iniciativa e sublinharam a importância deste tipo de ações de sensibilização.
“As pessoas têm que estar conscientes de que os recursos naturais não são inesgotáveis e é fundamental que os nossos comportamentos contribuam para um planeta melhor, pelo futuro da terra, pelo futuro dos nossos filhos”.

O Apagão pelo Planeta foi assinalado nos seguintes locais: Praça da República e sua envolvente, edifício dos Paços do Concelho, CTT- Correios de Portugal – Felgueiras, Biblioteca e Arquivo Municipal, Casa da Cultura Leonardo Coimbra, na cidade da Lixa, vários edifícios e monumentos de Juntas de Freguesias e de Uniões de Freguesias do Município de Felgueiras.

No âmbito desta iniciativa, o edifício dos Paços do concelho ficou iluminado a leds com o logo 60+, desenvolvido pela Escola Profissional de Felgueiras.
Os Bombeiros Voluntários de Felgueiras associaram-se à ação e expuseram dois veículos de socorro.
A Associação da Banda de Música de Felgueiras protagonizou um momento musical “Ensemble de Sopros”.
Vários ginásios do concelho pedalaram pelo planeta durante uma hora – Hora do Cycling. Participaram o Gymnolixa, Ginofitness, Ginásio Pura Forma e Horus Ginásio Healthclub.

Da ação de sensibilização faz parte a Exposição temática “Juntos Pelo Planeta”, que decorre no Átrio dos Paços do Concelho, até ao dia 08 de abril, dinamizada pelas Eco Escolas do Município.