Município de Felgueiras destrói ninhos de Vespa Velutina

27 ninhos destruídos em várias freguesias do concelho durante o mês de novembro

A Câmara Municipal de Felgueiras tem colocado em prática um Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina.

Ao todo, já foram destruídos 27 ninhos durante o mês de novembro, em várias freguesias do concelho.

O combate a esta praga é feito pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (vigilância e controlo), em parceria com os Municípios (destruição dos ninhos). A ação do Município de Felgueiras consiste na incineração através de um sistema munido a gás ou, quando tal não é possível (nomeadamente em construções feitas em madeira), é feito através do recurso a inseticidas.

A vespa velutina nigrithorax, comummente designada como vespa velutina, é uma vespa asiática que entrou no norte de Portugal em 2011. Esta espécie invasora tem-se espalhado pelos concelhos do norte do país e tem destruído várias colmeias e abelhas produtoras de mel. Apesar de construírem os seus ninhos maioritariamente em árvores, as vespas velutinas também os constroem em habitações, nomeadamente em travamentos de madeira.

Embora o Município de Felgueiras considere que não há razão para alarme, recomenda-se o recurso imediato a profissionais de saúde em caso de picada deste inseto por uma questão de precaução.

Em caso de deteção destes ninhos no concelho, o alerta deve ser dado para a Proteção Civil através do telefone 255 318 105 ou junto dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras ou dos Bombeiros Voluntários da Lixa.