Município de Felgueiras aposta na formação para a promoção da consciência fonológica e lexical
Felgueiras acolheu no dia 11 de novembro a sessão de entrega dos Certificados da Oficina de Formação “Programa de Promoção da Consciência Fonológica e Consciência Lexical – Pré-escolar”, promovida em estreita colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Sousa Nascente, na qual participaram 56 Educadores/as de Infância da rede pública concelhia.
A Oficina de Formação foi dinamizada no âmbito do Programa de Promoção da Consciência Fonológica e Consciência Lexical – Pré-escolar do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar e desenvolveu-se em duas edições. Tendo como principais objetivos: melhorar as conceções teórico-práticas de Educadores/as de Infância relativamente ao desenvolvimento de atividades e estratégias a utilizar ao nível da Consciência Fonológica; e, promover competências para o desenvolvimento da linguagem oral, do capital lexical e das competências metalinguísticas em crianças pré leitoras.
O Programa de Promoção da Consciência Fonológica e Consciência Lexical – Pré-escolar, tem como população alvo as crianças com 4 e 5 anos de idade. É implementado pelos/as Educadores/as de Infância, de forma sistemática e consistente, em sessões semanais de 45 minutos, em pequeno grupo. Contemplando o conto de uma história a partir da qual se exploram e promovem competências específicas da consciência fonológica. Tendo como objetivo central prevenir dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, em idade escolar, procurando atuar de forma preventiva, sinalizar e monitorizar as crianças a nível longitudinal, e, promover a equidade e garantir a igualdade de oportunidades a todas as crianças.
Ao longo dos últimos 2 anos letivos, foi dinamizado nos 26 Jardins de Infância da rede pública da educação pré-escolar concelhia, resultando, na verdade, de um projeto piloto desenvolvido no ano letivo 2018/2019 no Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa.
Na sessão foram ainda apresentados os dados provisórios do impacto da implementação do Programa e os resultados do questionário de avaliação de satisfação dirigido aos/às Educadores/as de Infância relativo ao trabalho desenvolvido. Conclui-se que nos 3 anos letivos beneficiaram do Programa 1.359 crianças de 4 e 5 anos de escolaridade ao longo de 4128 sessões. 91% dos/as Educadores/as considera “Muito Importante” que a Consciência Fonológica seja desenvolvida na educação pré-escolar e 97,05% dos/as Educadores/as considera “Pertinente” que nos próximos anos se dê continuidade a este projeto, dada a sua relevância na promoção da Literacia Emergente.
A sessão contou com a presença de António Campos, Diretor do CFAE Sousa Nascente, com uma mensagem motivadora de Rui Alves, Professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Formador responsável pela Oficina de Formação), de representantes dos Agrupamentos de Escolas e de Educadores/as de Infância que participaram na ação.