Fechar Menu
Abrir Menu

LUZ VERDE para iniciar a obra da Ligação da A11 à Zona Industrial de Cabeça de Porca em Felgueiras

O Secretário de Estado Adjunto das Infraestruturas, Frederico Francisco, esteve hoje, 06 de dezembro, em Felgueiras para proceder à assinatura do auto de consignação para a construção da ligação da A11 à Zona Industrial de Cabeça de Porca, na data que regista o início da empreitada, uma obra orçada em 12,5 milhões de euros que estará concluída em 2025.  Foi ainda apresentada a empreitada pelo presidente da Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz.

Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, realçou a importância do momento: “hoje é um grande dia para o presente e para o futuro de Felgueiras. Inicia-se uma obra, ansiada há mais de duas décadas,  que facilitará o acesso de dezenas de empresas à autoestrada, que contribuirá para a redução de custos de contexto, que vai retirar milhares de veículos pesados que atravessam o centro urbano de Felgueiras, que permitirá o aumento da competitividade do tecido empresarial , que estimulará mais e melhor investimento, que permitirá manter e criar mais postos de trabalho, que desenvolverá a economia e aumentará a qualidade de vida dos felgueirenses”.

O autarca sublinha ainda que: “Felgueiras é hoje um dos principais motores do país na captação de grandes investimentos, como aqueles já captados para a Área de Acolhimento Empresarial do Alto das Barrancas, que representam um investimento de mais de 300 Milhões de Euros, e criará milhares de postos de trabalho. Tal como sempre disse, esta obra permitirá dar resposta ao que as empresas instaladas em Cabeça de Porca, e seus trabalhadores, anseiam há mais de 20 anos, mas permitir ainda captar mais investimento. Este Executivo está apostado em garantir melhores condições às empresas, e criar mais e melhores postos de trabalho para os Felgueirenses. Esta obra é exemplo disso!”, conclui.

A construção da variante vai aproximar as indústrias instaladas naquela área pois liga a Zona Industrial diretamente à A11, através da A42. Terá uma extensão de cerca de 4,7 km, com início na rotunda existente na A42 e EN 101, e terminará numa nova rotunda a construir na EN207. A empreitada contempla a construção de mais uma rotunda, uma passagem superior e outra inferior e uma passagem agrícola. 

São várias as vantagens da construção desta infraestrutura: contribui para a redução do tráfego dos veículos pesados no centro urbano de Felgueiras, reduz os impactos ambientais negativos por eles produzidos, melhora a qualidade de vida das populações e a mobilidade urbana e desenvolve a economia.

Esta nova acessibilidade de ligação à Zona Industrial de Cabeça de Porca, que custará 12,5 milhões de euros, integra o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), garantindo que a obra seja financiada a 100% por fundos comunitários.

Mais notícias
Elaboração do Plano de Pormenor da Lixa/Balazar Variante