Campeonato Nacional de Semi-rápidas levou 300 xadrezistas a Felgueiras

O xadrez nacional esteve concentrado em Felgueiras com a realização do Campeonato Nacional de Semi-rápidas no dia 18 de novembro na Escola Secundária de Felgueiras, organizado de forma conjunta pela Federação Portuguesa de Xadrez e o Município de Felgueiras.

Numa das edições mais participadas de sempre, com mais de 40 clubes representados, Felgueiras recebeu equipas de Norte a Sul de Portugal Continental, e entre os participantes estavam o Grande Mestre António Fernandes, xadrezista com mais de vinte títulos conquistados, o Mestre Internacional André Sousa, vencedor de cinco das últimas sete edições do Campeonato Nacional Individual Absoluto de Clássicas, o mestre Internacional José Veiga, os Mestres FIDE Bruno Martins, Gustavo Ribeiro e Filipa Pipiras.

Findas as nove rondas Gustavo Ribeiro conquistou o título, com o jovem do Clube Académico Téssera a somar 8 pontos, seguido de Ricardo Marques do Xadrez Colégio Efanor também com 8 pontos e José Veiga fechou o pódio com 7,5 pontos.

Gustavo Ribeiro teve um percurso sem derrotas cedendo dois empates na terceira e na nona rondas, com o triunfo sobre André Sousa na oitava ronda a ser decisivo para as contas finais.

No dia seguinte, 19 de novembro, assinalou-se o Dia Mundial de Xadrez e como forma de comemorar esta importante data, a Federação Portuguesa de Xadrez e o Município de Felgueiras levaram a cabo o Torneio de Xadrez Escolar do Tâmega e Sousa, com a Escola Secundária de Felgueiras a receber novamente a competição, realizada durante a manhã.

A competição não oficial contou com mais de cinquenta inscritos em representação de 28 escolas e no final venceu Tiago Frutuoso do Agrupamento de Escolas D. António Ferreira Gomes de Penafiel, seguido de César Pereira do Agrupamento de Escolas de Fafe, fechando o pódio Tomás Costa do Colégio Camões, Gondomar.

As duas provas contaram com representação felgueirense, com João Miguel Andrade do ESFelgueirasXadrez a ser o melhor representante na prova de sábado, terminando na 229.ª posição com 3 pontos, enquanto no torneio de domingo Gonçalo Silva do Agrupamento de Escolas de Idães a ser melhor felgueirense ocupando a sexta posição, com cinco pontos, os mesmos do terceiro classificado.

O xadrez retorna a competição em Felgueiras já no próximo dia 9 de dezembro a partir das 15 horas na Escola Secundária da Lixa, com a realização da 1.ª etapa do 3.º Campeonato Felgueiras Xadrez, competição aberta a todos, com uma classificação individual, uma classificação por famílias e também a distinção para a melhor participante feminina.