Exposição “Flores num cortejo de emoções”

A exposição temporária “Flores num cortejo de emoções” encontra-se integrada no espaço de exposições Passado, Presente & Futuro.

Esta exposição centra-se na temática do já centenário Cortejo das Flores.

O traje domingueiro, quer masculino, quer feminino era o traje mais usual neste mesmo cortejo, por isso é um dos ex-libris da exposição.

Por outro lado, destaca-se a importância da Igreja de Santa Quitéria como património aglutinador em volta deste evento reunido anualmente.

Para além deste, exaltam-se as imagens de cartazes da festa de outros tempos.

No final, tal como no Cortejo das Flores, dá-se destaque ao monumento do Imaculado Coração de Maria como o fim de um verdadeiro cortejo de emoções.

A exposição estará patente desde o dia 29 de junho até ao final de outubro, no espaço de exposições Passado, Presente e Futuro e poderá ser visitada de segunda a sexta das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 e no 1º e 3º domingo de cada mês das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

Como forma de integração da comunidade e, particularmente, dos seus agentes etnográficos, foram desafiados todos os grupos folclóricos do concelho a contribuir com um açafate de flores que tão bem preparam a cada ano para o já centenário Cortejo das Flores.

O quinto açafate desta exposição foi fornecido pelo Rancho Folclórico de S. Martinho de Penacova e pode ser visitado até ao dia 9 de setembro.