Felgueiras apoia o Desporto Inclusivo

Considerando o princípio da promoção e do fomento de um Desporto para Todos, o Município de Felgueiras, apoiou através de Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, a Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual – Portugal, para a realização dos habituais eventos desportivos em Felgueiras, em parceria com a Cercifel – Cooperativa de Solidariedade Social, C.R.L., para o ano 2024.

Assim, realizou-se nas Piscinas Municipais de Felgueiras, o 17.º Encontro Natação/Atividades Aquáticas “Cidade de Felgueiras”.

Nesta atividade, marcaram presença cerca 90 participantes a representar de 12 instituições.

Os alunos da Escola Secundária de Felgueiras, deram apoio à arbitragem do encontro.

Na altura, o vereador do Desporto, Joel Costa entregou as lembranças às instituições presentes.

No passado dia 16 de maio, na Zona Desportiva de Felgueiras, realizou-se o Campeonato Regional do Norte Hóquei DI 5 ANDDI / FPH.

Estiveram presentes cerca de 30 participantes, de 3 entidades.

Para estes eventos, através da celebração do aclamado Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, o Município assegurou a cedência das Instalações Desportivas Municipais, em regime de isenção de taxas e atribuiu uma comparticipação financeira para assegurar a alimentação e os trofeus e medalhas para os eventos.

O desporto tem o mérito de dar visibilidade às capacidades dos indivíduos, e não às suas dificuldades, pois ninguém pratica uma atividade desportiva e recreativa sem ter a oportunidade de colocar em evidência as suas capacidades.

O objetivo destas iniciativas é fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento das aptidões de portadores de deficiência, permitindo-lhes uma maior autonomia através da melhoria da condição física e do seu desenvolvimento cognitivo, contribuir para a inclusão social e consequente para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Joel Costa considera que estas atividades “reforçam a prática do desporto para todos, como um fator muito importante para a saúde e bem-estar, para a sociabilização e para a participação cívica desta população. Por estes motivos, Felgueiras, está sempre disponível para apoiar estas atividades.”.

Em Felgueiras, o Desporto é para todos!