Fechar Menu
Abrir Menu

Felgueiras celebrou as Jornadas Europeias do Patrimonio dando a conhecer a história, a cultura e o património do concelho

O município de Felgueiras assinalou as Jornadas Europeias do Património, enaltecendo e dando a conhecer uma pequena parte do nosso património histórico, cultural e arquitetónico, num conjunto de atividades que decorreram no passado fim de semana, 20 e 21 de setembro.

A primeira atividade realizou-se no sábado e teve como mote “Nos passos Vicentinos em Felgueiras”. O grupo visitou vários monumentos, construídos pela congregação, e situados em várias freguesias do concelho.

A visita teve início no Santuário de Santa Quitéria, com subida à torre sineira, seguindo depois para o extinto colégio de Santa Quitéria. Após esse momento, o grupo deslocou-se ao extinto Seminário de Santa Teresinha (Pombeiro). Os participantes visitaram seguiram depois para visitar o Seminário de São José de Oleiros e a atual igreja de Nossa Senhora de Fátima, sitos na freguesia de Lagares. 

No âmbito da mesma iniciativa – Jornadas Europeias do Património- no domingo, o Museu Casa do Assento recebeu cerca de 80 participantes nas atividades promovidas naquele espaço e subordinadas ao tema: As Tradições.

 “Desfolhada, livro infantil e memórias rurais marcaram o dia 21 de setembro, no Museu Casa do Assento”

Durante a manhã, a iniciativa “Saber Sentir” convidou os participantes a uma descoberta sensorial do património, ligada ao ciclo do pão, em particular a desfolhada. A experiência envolveu cheiros, texturas, sabores, proporcionando uma vivência, que despertou memórias e afetos.

À tarde, realizou-se a apresentação do livro infantil “Pequenos Contos, para Pequenos II”, da autora Cristina Almeida, que encantou o público mais jovem. Seguiu-se a recriação de uma desfolhada, evocando os momentos de convívio comunitário de outrora e preservando a memória das práticas agrícolas ligadas à produção de milho.

O balanço, desta iniciativa, revelou-se bastante positivo, com uma forte adesão da comunidade, que demonstrou interesse em redescobrir e valorizar a história, a cultura, as tradições, que fazem parte da identidade local.


Qual o seu grau de satisfação com a informação desta página?

Loading spinner
Mais notícias
Casa do Risco recebe Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis