Galardões Eco-Escolas entregues a 11 escolas

No passado dia 19 de novembro, o Município de Felgueiras, entregou os Galardões atribuídos pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) às 11 escolas municipais galardoadas no ano letivo de 2020/2021, bem como a Bandeira. As escolas galardoadas foram: JI Lixa, EB Caramos, EB Macieira da Lixa, EB Pinheiro, EB Santão, EB Santa Luzia – Lagares, EB Vila Cova da Lixa, EB D. Manuel de Faria e Sousa, EBS de Airães, EBS Idães e ESTG e representam o total de candidaturas apresentadas.

De salientar que a Escola Básica e Secundária de Idães arrecadou o primeiro prémio nacional na atividade “Os animais da horta”. A Vereadora Ana Medeiros referiu, dirigindo-se às dezenas de alunos/as presentes, que “este é um projeto para todos vós, para todos os níveis de ensino e vocês têm a responsabilidade de ensinar a todas as pessoas que conhecem, começando em casa, a separar os resíduos, a poupança na energia e na água ou a compostagem.”

Para o ano letivo 2021/2022, registamos a inscrição de 40 estabelecimentos de educação, o que representa a totalidade de escolas na rede pública concelhia, e permitirá o acesso, a cerca de 8 mil alunos ao Programa.

O Programa ECO-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.