No passado dia 2, em sessão realizada nos Paços do Concelho, o Município entregou a 37 Escolas, das 40 participantes, as bandeiras verdes ECO-Escolas, significando o seu bom desempenho no Programa desenvolvido em conjunto com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) no ano letivo 2021/2022.
Quatro Agrupamentos de Escolas – Airães, Dr. Machado de Matos, D. Manuel Faria e Sousa e Lixa – obtiveram também o galardão de ECO-Agrupamento.
Este é um ano especial em que se comemora os 25 anos desde a primeira participação do Município de Felgueiras no ECO-Escolas e onde a Escola Básica de Vila Cova da Lixa celebra 25 anos de participação tendo obtido o galardão ECO-Escola outras tantas vezes.
Durante a sessão foram ainda apresentadas outras atividades de Educação Ambiental para o corrente ano letivo:
- 2ª edição do Fundo PIAS (Projeto Inovador de Ambiente e Sustentabilidade),
- “Muros com Vida”,
- “O mar começa aqui”,
- “ECO-Assembleia”
- “Concurso Escola Eco-eficiente”.
A Vereadora Ana Medeiros salientou os bons resultados obtidos pelas escolas, “fruto do trabalho e dedicação de professores e alunos em parceria com o investimento da autarquia. Estamos focados neste objetivo comum da Educação Ambiental junto dos alunos, desde a pré-escola ao ensino superior, para que motivem também as famílias nas boas práticas ambientais”.
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.