Nuno Fonseca quer retoma das consultas nos centros de saúde

Na passada quarta feira, 1 de julho, o Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras reuniu com Hugo Lopes, Diretor Executivo do ACES Tâmega III- Vale do Sousa Norte, e com a vereadora da Saúde, Rosa Pinto, para solicitar a retoma das consultas nos Centros de Saúde.

O Diretor do ACES deu nota da situação atual e dos constrangimentos que a COVID veio trazer, referindo a existência de constrangimentos estruturais: “nem todos os centros de Saúde têm condições de iniciar todas as valências por não terem entradas independentes”, referiu, dando como exemplo a unidade de Marco Simães, que tem apenas uma entrada.

Por esse motivo, existirá a necessidade de encaminhar utentes para atendimento noutras unidades diferentes daquelas que normalmente lhes prestam apoio.

O presidente da autarquia, Nuno Fonseca, referiu que, apesar de compreender as restrições impostas pela COVID, é imperioso e importante retomar as consultas e assegurar os cuidados de saúde a toda a população. “O Município está totalmente disponível para colaborar com o ACES na definição de soluções ajustadas ao momento”, comentou o autarca. Também Rosa Pinto salientou a existência de utentes com problemas graves e crónicos e cujo acompanhamento não pode, de todo, ser descurado.

O ACES deu nota de que estaria já a encetar todos os esforços para retomar as consultas ainda durante o mês de Julho.