“O calçado foi” às Escolas do Município de Felgueiras

20 turmas do Município de Felgueiras e um total de cerca de 366 alunos/as dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário participaram no projeto “Rota do Conhecimento” lançado pela APICCAPS, Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, no ano letivo 2023/2024.

O projeto “Roteiro do Conhecimento” visa dar a conhecer a realidade do setor do calçado e, em simultâneo, valorizar o território, a sua identidade, raízes e atividades económicas, procurando, assim, atrair uma nova geração de talento para a indústria através da arte, criatividade e sustentabilidade. Ao longo do ano letivo 2023/2024, foram dinamizadas sessões em contexto de sala de aula com diálogos/debates, ilustrações, puzzle, quizz, poemas e realidade virtual, ajustadas aos diferentes níveis de ensino.

No 1.º Ciclo do Ensino Básico, o projeto envolveu 98 alunos/as das Escolas Básicas de Vila Cova da Lixa, Pombeiro, Refontoura, Idães e Felgueiras n.º 1 e culminou no Concurso “Caixa Mágica” em que alunos/as e encarregados/as de educação foram desafiados/as a criar o sapato mais divertido e original do mundo com recurso a materiais reciclados. Aceitaram o desafio um total de 22 alunos/as das Escolas Básicas da Refontoura e Pombeiro.

Na sessão de encerramento do projeto, realizada no dia 22 de junho de 2024, no Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, em São João da Madeira, esteve a vereadora da Educação, Ana Medeiros, a qual realçou a importância deste projeto “abraçado, desde a primeira hora”, pela autarquia felgueirense: “Felgueiras é um concelho que se dedica à produção de calçado há décadas. Temos empresários dinâmicos, abertos a novos desafios e que têm tido um papel preponderante no desenvolvimento deste setor. Atualmente um dos grandes problemas é incentivar os jovens a trabalhar nesta indústria.

Com a evolução do setor, a contratação de profissionais altamente qualificados é uma prioridade. É primordial incentivar e criar condições para que esta indústria seja uma saída profissional atrativa para os jovens.

Este projeto demonstra aos mais novos que podem ser uma peça fundamental para a indústria do calçado e que podem dar o seu contributo enquanto profissionais, ou empresários, para que o seu concelho continue a ser reconhecido externamente pela produção de calçado de qualidade”, conclui.

Na sessão foram atribuídos os prémios aos 3 melhores sapatos aos/às alunos/as do Município de Felgueiras:

– 1.º lugar, Lucas Sampaio, EB Refontoura;

– 2.º lugar, Mateus Ferrás, EB Pombeiro;

– 3.º lugar, Matilde Gonçalves, EB Refontoura.

Nos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, as atividades do “Roteiro do Conhecimento” envolveram 268 alunos/as dos Agrupamentos de Escolas de Airães. Dr. Machado Matos, D. Manuel Faria e Sousa e Lixa, da Escola Secundária de Felgueiras e da Escola Profissional de Felgueiras e desafiaram os/as alunos/as a visitar uma fábrica do futuro, com recurso a realidade virtual.

Refira-se que este “Roteiro do Conhecimento”, promovido pela APICCAPS enquadra-se no Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030.

No ano letivo que chega agora ao fim, o Roteiro promoveu ações em 78 escolas e envolveu 1900 alunos/as dos Municípios de Felgueiras, Guimarães, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira, as principais cidades de concentração da indústria de calçado.

As atividades desenvolvidas pela APICCAPS e apoiadas pelo Município inserem-se no Pilar de Intervenção n.º 4. Inovação e sucesso educativo” da área da educação e procuram promover processos de inovação e mudança.