A vacinação é uma das formas mais eficazes e menos dispendiosas de prevenir doenças infeciosas.
Criado em 1965, tendo como principal objetivo, potenciar a imunização do maior número de pessoas através de vacinas adequadas de forma o mais precoce e duradoura possível.
Em Portugal, o Plano Nacional de Vacinação (PNV) encontra-se fortemente implementado e reforça a ideia deste ato como um misto de direito e dever consciente, para além de promover a proteção individual, é uma ferramenta essencial e fundamental em Saúde Pública.
Perante a situação pandémica atual, as entidades de saúde consideram que a importância dos programas nacionais de imunização de rotina “é mais crítica do que nunca”.
O Programa Nacional de Vacinação (PNV) é um programa universal, gratuito e acessível a todas as pessoas presentes em Portugal.
Publicada a norma 018/2020 de 27/09/2020 da DGS, o Programa Nacional de Vacinação (PNV) passa a incluir, no esquema vacinal recomendado:
a) O alargamento a todas as crianças, aos 2, 4 e 12 meses de idade, da vacinação contra doença invasiva por Neisseria meningitidis do grupo B (vacina MenB).
b) O alargamento ao sexo masculino, aos 10 anos de idade, da vacinação contra infeções por vírus do Papiloma humano (vacina HPV), incluindo os genótipos causadores de condilomas ano-genitais.