A Semana da Interculturalidade foi assinalada no passado dia 4 de abril, em Felgueiras, numa palestra onde se abordou “A empregabilidade das comunidades ciganas”.
A sessão contou com intervenientes de várias áreas, os quais que apresentaram projetos de promoção da empregabilidade e de empoderamento da comunidade cigana.
À margem da ordem de trabalhos a Vereadora da Coesão e Ação Sociais, Rosa Maria Pinto, sublinhou a importância da promoção deste tipo de iniciativas: “são importantes encontros como este, de partilha de aprendizagem e sobretudo de promoção de uma maior consciência social e política para os desafios que a inclusão das comunidades ciganas ainda representa”. “É na conjugação de esforços e sinergias, da partilha de experiências e saberes que encontramos soluções para os nossos desafios”, acrescentou.
A abordagem da Interculturalidade é promovida desde 2014, pela EAPN Portugal – Rede Europeia Anti – pobreza, prevê estimular o diálogo e a relação entre culturas, mostrando que a interculturalidade é, também, uma excelente forma de combater a exclusão social, prezando valores como respeito; solidariedade; igualdade; cidadania; não discriminação pela aparência, etnia, género ou nacionalidade; democracia na educação e direitos humanos. Numa sociedade cada vez mais tomada pela globalização, é imperativo que a diferença e a diversidade garantam a plena cidadania de todos os indivíduos, contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada.
Este ano, a Semana da Interculturalidade acontece entre os dias 04 e 10 de abril, com o apoio institucional do ACM – Alto Comissariado para as Migrações.
A iniciativa conta com a participação de 18 distritos e a Região Autónoma da Madeira.