Turma de Felgueiras vence competição que une literacia financeira e criatividade

A turma 10.º B1 da Escola Básica e Secundária Machado de Matos conseguiu o 3.º lugar nacional do Ensino Secundário no Concurso Final, competição integrada no “No Poupar Está o Ganho”. O projeto de educação financeira, criado pela Fundação António Cupertino de Miranda, foi implementado ao longo de todo o ano letivo.

Os mais de 18 mil alunos das 900 turmas que participam no “No Poupar Está o Ganho” receberam o mesmo desafio: desenvolver um trabalho que unisse a criatividade aos conhecimentos em literacia financeira adquiridos ao longo do ano com este projeto.

Como resultado, turmas de todo o país abordaram temáticas como a poupança, os seguros ou a economia circular, usando jogos, vídeos, livros digitais e outras expressões artísticas, como música, dança ou teatro.

Entre os melhores trabalhos a nível nacional, destacou-se uma turma de Felgueiras. O 10.º BI da Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos alcançou o 3.º lugar do Ensino Secundário com o projeto “Energy Plank”, uma proposta para gerar energia através da pressão que a passagem dos carros gera ao passar por cima de uma placa colocada na estrada. Desta forma, os jovens propõem gerar uma forma de energia alternativa que cubra outros gastos de eletricidade, promovendo a poupança dos custos associados.

O Concurso Final é o maior momento anual de competição interturmas do “No Poupar Está o Ganho”, projeto que já impactou mais de 70 mil alunos de 60 municípios, ao longo de 14 anos.

A cada ano letivo, as turmas e professores participantes têm acesso, através de uma plataforma digital e também de uma App criada no último ano, a todos os recursos pedagógicos necessários à implementação de atividades promotoras da literacia financeira.

Aos docentes é ainda proporcionada formação e acompanhamento contínuo, para além de planos de aula que podem aplicar ao ritmo dos seus alunos, durante todo o ano letivo.

Os professores que desejam participar com as suas turmas na próxima edição do projeto podem já fazer a pré-inscrição online, ficando esta sujeita a confirmação.

Para mais informações sobre o Concurso Final e o “No Poupar Está o Ganho”, consultar: https://nopouparestaoganho.pt/