Felgueiras acolheu, de 30 de abril a 5 de maio, nas Portas da Cidade de Felgueiras, a Feira do Maio e presenteou os felgueirenses com um programa, bastante preenchido e variado, dirigido a diferentes públicos.
Este ano a programação da Feira do Maio alargou as atividades e estas desenrolaram-se em diferentes locais: no recinto da festa, na Casa das Artes, na Biblioteca Municipal e na Villa Romana de Sendim.
Foram seis dias de festa com a participação de milhares de felgueirenses e visitantes que tiveram a oportunidade de assistir a um conjunto de múltiplas atividades: animação de música popular, um festival de folclore e atuações etnográficas, uma exposição de pintura, Quinta Pedagógica, Hora do Conto, mostras de artesanato e, entre outros momentos agradáveis, um espetáculo, na Casa das Artes, do ator comediante Fernando Mendes.
A abertura oficial da Feira do Maio, este ano, marcou o início das festividades de S. Pedro, com a entrega da chave à Câmara Municipal.
Milhares de pessoas saíram à rua para participarem na maior arruada de bombos da região que culminou com a – Entrega da Chave de S. Pedro à Câmara Municipal (frente aos Paços do Concelho).
No dia 01 de maio as principais artérias da cidade voltaram a encher-se para o 19º Convívio de Cicloturismo de Felgueiras.
No mesmo dia houve a atuação do Grupo de Gaitas de Foles, a inauguração VII Exposição coletiva de pintura promovida pela USAF com artistas locais e regionais (Café Concerto da Casa das Artes e do Grupo de Pauliteiros da Póvoa, Miranda do Douro. A noite terminou com “Conversas com Sabor a Produtos Biológicos”.
O terceiro dia de festa iniciou com a inauguração da exposição de pintura de Vítor Carneiro “Para Além da Cor” na Biblioteca Municipal e terminou com “Conversas com Sabor a Espargos e Kiwi”.
No dia 3 de maio as conversas foram com sabor a Licores e Compotas e para animar ainda mais a festa esteve a Banda de Música dos anos 80 Funkoff.
No dia 4 de maio o Passeio Vitórias Classic enriqueceu as ruas com o passeio de viaturas antigas, autenticas relíquias que desfilaram entre a Lixa e Margaride. Durante a tarde a Villa Romana de Sendim foi palco do Workshop Técnicas de Olaria Ancestrais. A vertente pedagógica continuou na feira com a Hora do Conto e Atelier Pedagógico.
À noite a Casa das Artes acolheu centenas de pessoas para assistirem ao espetáculo de Fernando Mendes “Insónia – Um espetáculo para brincar com coisas sérias”. Na feira, milhares de pessoas divertiam-se nos carroceis e a assistirem à atuação de Vítor Rodrigues.
O último dia de festa começou com a Hora do Conto e Atelier Pedagógico “Dia da Mãe”, na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras. Durante a tarde pautou a tradição e as Chamadeiras de Gado circularam pelo recinto da feira, no Cortejo Etnográfico. O Jogo do Pau, o Festival de Folclore e as Conversas com Sabor a Vinho Verde completaram o vasto programa deste evento popular.