Município de Felgueiras promove evento – SAGAZ

O Município de Felgueiras, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, promoveu no dia 24 de abril, a primeira edição municipal do SAGAZ, uma iniciativa na área do Mentoring, Orientação Vocacional e Profissional.
A atividade, realizada nas instalações da Escola Secundária de Felgueiras, surge no âmbito do Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.

Trata-se de um programa direcionado aos alunos que frequentam o 12.º ano (ensino regular e profissional), e no qual se procura criar e desenvolver a relação entre “Mestre” e “Aprendiz”. O “Mestre”, profissional com vasta experiência e currículo, irá transmitir ao estudante um conjunto de aprendizagens, esclarecimentos e orientações que o vão ajudar a desenvolver o seu potencial nos mais variados aspetos da sua vida (escolar, profissional, social).

Ao longo do mês de março de 2019 foram realizadas pela ALENTO palestras de apresentação do programa junto dos estudantes do secundário dos estabelecimentos de ensino do concelho, procurando sensibilizá-los para a importância do mentoring e da orientação, enquanto experiência de enriquecimento pessoal e profissional.

Mais de 100 alunos do ensino secundário agarraram o desafio e participaram no processo de seleção por parte dos “mestres”, convidados a participar no evento. Os “mestres” colaboraram com muito entusiasmo sendo a sua tarefa dificultada pela motivação e qualidade dos “aprendizes”. Deste trabalho resultou a seleção de 30 jovens para integrarem o programa e assim beneficiarem da relação “Mestre-Aprendiz”. No final do evento, foi evidente o alento dos alunos selecionados! Os restantes alunos inscritos na iniciativa vão ter acesso ao KIT Emprega-te, que lhes permitirá ter conhecimento de algumas estratégias de gestão da carreira.

Esta é uma atividade pioneira no Município que concorre para a promoção de conhecimentos e orientação profissional e se assume como uma estratégia de combate ao insucesso escolar.