Fechar Menu
Abrir Menu

Casa das Artes

A Casa das Artes de Felgueiras está instalada no antigo Teatro Fonseca Moreira, recentemente recuperado e qualificado. O espaço está vocacionado para as diferentes artes performativas, com capacidade para 267 pessoas (incluindo 2 lugares para cadeiras de rodas), dispondo de um café-concerto.

O Teatro Fonseca Moreira resultou do sonho e trabalho de António José de Fonseca Moreira, filho da terra que fez fortuna no Brasil, auto-didata e amante da arte de palma. A inauguração oficial ocorreu a 20 de fevereiro de 1921, com a presença do próprio Fonseca Moreira e com a representação da peça “Feitiço contra Feiticeiro”, da sua autoria.O teatro conheceu tempos áureos marcados pela presença de atores consagrados como Vasco Santana, Laura Alves, Ruy de Carvalho, António Silva – Ribeirinho – e pela presença de consagradas companhias de teatro e revista, nomeadamente, Ida Stichini – Alves da Costa, Adelina – Aura Abranches, entre outras.

Foi ainda palco de espetáculos musicais e de dança, de conferências proferidas por figuras ilustres como Leonardo Coimbra e Teixeira de Pascoais, homenagens diversas, como a prestada ao Prof. Magalhães Lemos, entre outras iniciativas que foram construindo a história já longa deste teatro. Foi ainda nesta sala que os felgueirenses puderam assistir às primeiras projeções de fonofilmes, mais tarde às fitas em tecnicolor, permitindo que diversas gerações acompanhassem as novidades da sétima arte e visualizassem obras-primas da cinematografia.

Em 1997, após um período de inatividade, o Teatro foi recuperado pela Câmara Municipal e classificado como imóvel de interesse público, encetando-se as diligências para a sua recuperação cujo projeto é da autoria do Arq. Filipe Oliveira Dias que contou com a criatividade do pintor José Emídio na decoração do teto da sala de espetáculo. 

Ler mais
  • CONTACTOS

Telefone: 255 340 340
E-mail: info@casadasartesdefelgueiras.com

  • LOCALIZAÇÃO

GPS 41°22’04.5″N 8°11’51.3″W
Avenida Magalhães Lemos
Margaride, Felgueiras

  • HORÁRIO
Dias úteis10h00 às 12h30 e 14h30 às 18h00
Sábados14h30 às 18h00
6ªs feiras, Sábados, Domingos e feriadosAbre uma hora antes do início do espetáculo, encerra no final do evento.
2ªs feiras e Domingos sem espetáculo Encerrado