Fechar Menu
Abrir Menu

Juventude

Participar na construção do futuro de Felgueiras é um desafio da juventude

O Gabinete de Juventude tem competências de elaboração de propostas e respectiva implementação de serviços e equipamentos para o público jovem, desenvolvimento de projectos para a juventude, de responsabilidade da autarquia ou em parceria com organizações de juventude formais e informais, articulação com entidades do sector da juventude para a formalização de parcerias, articulação com as unidades orgânicas da Câmara para implementação de medidas transversais à temática da juventude, implementação de práticas para a igualdade de acesso à informação e serviços municipais, por parte dos jovens, incentivo ao associativismo juvenil através do apoio, acompanhamento, divulgação e concretização de projectos neste domínio, apoio à Vereação do Pelouro da Juventude na definição de políticas de Juventude para o Município.

Destaca-se a importância de uma convergência entre o município, organizações juvenis e jovens, de forma a trazer para o debate político, bem como para a agenda pública, a importância da juventude como actor estratégico de desenvolvimento local. Deseja-se um projeto partilhado de políticas e práticas locais no âmbito da juventude, com sustentabilidade, que apele a uma democracia participativa que implique a aquisição e exercitação de competências de reflexão, discussão e intervenção na vida comunitária local. Neste sentido, assume-se a construção conjunta de estratégias colectivas de âmbito mais inclusivo e participadas.

O município deve assumir um papel fundamental na implementação de verdadeiras políticas de juventude, centradas nos conceitos de cidadania e cidadania europeia, e articuladoras de estratégias de emancipação e de luta contra as desigualdades, discriminação e exclusões sociais.

Identificadas as prioridades, o município deverá liderar a construção colectiva de um Plano Municipal de Juventude, que seja participado, transversal e inclusivo indo ao encontro das expectativas, desejos e necessidades de todos/as os/as jovens, sem discriminação.

O Conselho Municipal da Juventude de Felgueiras apresenta-se como uma plataforma de auscultação fundamental para a definição da actuação das políticas de juventude ao serviço dos jovens, congregando a participação das organizações representativas dos jovens assim como os atores locais jovens.

Ler mais

Navegue nas imagens para saber mais:

Considerando a regular realização, por parte do Município de Felgueiras, de espaços de ocupação de tempos livres em período de férias de Verão, similares a campos de férias, destinados a crianças e jovens, promover a formação de jovens para desempenhar as funções de animador.

Com instalação nas Piscinas Municipais de Felgueiras, a Includoteca tem como objetivo utilizar os jogos de tabuleiro (boardgames), num espaço cultural onde os jovens podem socializar e jogar/requisitar jogos de tabuleiro, através de encontros mensais (BoardGames), workshops, competições e muitos outros desafios.

Uma iniciativa que concede aos jovens munícipes um conjunto de vantagens, de índole público e privado, disponíveis no concelho de Felgueiras em parceria com a Movijovem.

Dinamizar a comunidade juvenil felgueirense, do ponto de vista, da participação social ativa e responsável, abordando temáticas como: a liderança, participação ativa social, empreendedorismo, desmitificação do mundo político. Evento dedicado aos jovens dos 15 aos 35 anos, com objectivo de fomentar a cooperação dos jovens de hoje, preparando-os para papéis de liderança no futuro, com o foco na reflexão sobre as ferramentas necessárias para que ideias, no presente, resultem em ações, em amanhã. Os jovens são, no futuro, quem moldarão os contornos da nossa comunidade.

  • CONTACTOS

Telefone: 255318067
E-mail: juventude@cm-felgueiras.pt

  • LOCALIZAÇÃO

GPS 41º21’34.00”N 8º12’10.00”W
Piscinas Municipais de Felgueiras

Notícias relacionadas: