Fechar Menu
Abrir Menu

Cultura e Património

Promover e preservar o património e a identidade cultural, sensibilizando para a capacitação de intercâmbios, reforçando o diálogo intercultural, como elemento vital e agregador dos diversos atores culturais fundamentais para toda estratégia Cultural e Patrimonial do Município

O Município de Felgueiras assume a dinamização cultural como essencial à afirmação regional e internacional de Felgueiras. Assim, a estratégia adotada nesta área passa pela organização de um conjunto integrado de iniciativas e projetos que, em parceria com organismos institucionais aposta numa progressiva melhoria e dinamização dos equipamentos culturais existentes e em execução, alargando-se os horizontes para um Município com um Programa Cultural diversificado e apelativo.

Fundamental também para Felgueiras é garantir a preservação e valorização da História e do Património do Município, pelo que esta vertente de salvaguarda e promoção patrimonial é inserida de uma forma muito particular nas iniciativas agendadas e a promover futuramente. Nomeadamente com a Rota do Românico, onde Felgueiras integra 5 Monumentos, a Igreja de Airães, a Igreja Matriz de Unhão, a Igreja de Sousa, a Igreja de S. Mamede de Vila Verde, e a Igreja do Mosteiro de Pombeiro.

O Museu Casa do Assento, estrutura em fase de conclusão, que com a sua (re)abertura estarão novamente patentes os vários ciclos de atividades rurais (linho, pão, vinho e azeite), ou seja uma forma de valorizar e preservar a história fortemente agrícola da região.

Reforçando a importância Patrimonial e indo de encontro ao objetivo da criação de um núcleo museológico, este Museu localiza-se perto da Villa Roma de Sendim, também um importante sítio arqueológico e que muito valorizamos enquanto identidade ocupando assim um lugar de destaque no panorama da arqueologia do norte de Portugal.  

Dando especial relevo ao Património Cultural Imaterial, e como Felgueiras é também Tradição, Futuro e Inovação, o Município afirma-se cada vez mais a nível nacional e internacional como um território de Cultura Imaterial: iniciativas como o Festival do Pão de Ló, a Praça das Artes, Festas de S. Pedro, … são já reconhecidos como eventos de referência a nível nacional e internacional.

A par destas iniciativas,  existem as Romarias já consolidadas em termos históricos e de Cultura Popular, dando destaque às Festas do S. Pedro, com relevo para o grandioso “Cortejo das Flores” uma tradição que conta com a participação de todos os grupos e instituições de cariz cultural do Concelho de Felgueiras, tornando-o único na região e no País.

Ler mais

Navegue nas imagens para saber mais:

Notícias relacionadas: