Fechar Menu
Abrir Menu

Regulamento da Biblioteca

I. Definição

  1. Os princípios orientadores da organização têm como base o Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas e os relatórios sobre a Rede Nacional de Leitura Pública publicados em Portugal pela Secretária de Estado da Cultura entre 1986 e 1989.

II. Objectivos

  1. Ser um dos principais centros da vida cultural do concelho, permitindo aos munícipes o contacto e fruição das criações literárias, artísticas e científicas da humanidade.
  2. Facilitar o acesso dos munícipes a um conjunto diversificado e atualizado de recursos de informação: livros, publicações periódicas, documentos audiovisuais e outro tipo de documentação, devidamente organizada, contribuindo deste modo para dar resposta às necessidades de informação, lazer, educação permanente e pesquisa, no pleno respeito pela diversidade de gostos e escolhas.
  3. Promover e fornecer meios para o desenvolvimento cultural em termos individuais e coletivos, disponibilizando recursos que apoiem a educação, formal e informal, possibilitando a auto-aprendizagem e estimulando a curiosidade científica e o espírito crítico.
  4. Fomentar o gosto pela leitura, organizando atividades que permitam uma ocupação enriquecedora e gratificante dos tempos livres dos munícipes.
  5. Proporcionar condições que permitam a reflexão, o debate, a crítica e o convívio entre autores e público em geral.
  6. Contribuir para a descentralização da leitura através da criação de uma rede concelhia de bibliotecas de leitura pública.
  7. Recolher, tratar, divulgar e valorizar o património bibliográfico do concelho, da região e do país.
  8. Aceitar doações de livros e outros documentos que contribuam para o enriquecimento do fundo local, desde que os mesmos se enquadrem nos objetivos da instituição.
Ler mais