União das Freguesias de Vila Fria e Vizela (S. Jorge)

Nº de eleitores: 1074
Presidente: Sandra Alice da Silva Loureiro (Sim Acredita L.PS)

Vila Fria

Área: 193,48 ha / Fonte: CAOP
População: 629 habitantes – 310 Homens e 319 Mulheres  / Fonte: INE 2001
Densidade: 3,43 hab/ha

Esta freguesia surge pela primeira vez num documento do Mosteiro de Vilarinho datado de 1123. O padroado desta freguesia pertenceu aos Priores de Guimarães(…)
(Fernandes, M.Antonino, Felgueiras de Ontem e de Hoje, p.123-125)

A freguesia é povoada desde tempos imemoriais, como o comprovam vários vestígios arqueológicos que aqui aparecem e que, actualmente se encontram no Museu Martins Sarmento em Guimarães. O primeiro documento referente a Vila Fria data de 1123. Nas Inquirições de D. Afonso III, em 1258, grande parte da freguesia já aparece adstrita ao Mosteiro de Pombeiro. Destaca-se nesta freguesia o Parque de Campismo Rural, local ideal para umas férias ou mesmo para ocupação dos seus tempos livres. Do seu passado histórico ficou-nos a nobre Casa das Portas com uma curiosa capela e bonitas esculturas, a antiquíssima Ponte Romana do Arco e a sua Igreja de tónica secular, restaurada em 1911.
Pela sua toponímia é possível afirmar que a população neste território é anterior à nacionalidade (actualmente com 664 habitantes e uma área de 1,9 Km2), existindo registos em que Vila Fria aparece como freguesia documentada em 1123.

Património arqueológico – Via Romana Arco da Boavista – Troço de estrada lajeada de cronologia provavelmente Romana, dado como tal se poder classificar a Ponte do Arco que a faz atravessar o Rio Vizela. Na margem esquerda e a jusante da ponte, é constituída por lajes de granito, com uma largura de cerca de 3.5 metros e, em curvas suaves, vence a diferença de cota para o alto do Monte da Boavista.
Ponte do Arco – Ponte Romana sobre o rio Vizela, associada à vila de que aparece um troço lajeado na margem esquerda que, subindo o monte, seguia por Boavista, Sardoal, Burgo, Rua, Pombeiro, Picôto, daí a Padroso, Forca, e, atravessando Várzea, passava o Ameal, Estrada, Mouta, Espiúca, subindo a Lixa no sopé do Monte do Ladário e dirigindo-se ao vale do Tâmega, para Amarante. Conserva ainda incorporado nas suas guardas um arco de limitação do couto de Pombeiro, do séc. XVIII.

• Igreja Matriz
  • Casa das Portas
  • Azenha
  • Ponte Romana

Festas e Romarias:
Festa do Corpo de Deus (móvel)
Festa de Santa Maria a 15 de Agosto.

• CONTACTOS

Telefone/Fax: 255 925 323
Telemóvel: 917 986 175
E-mail: sandra.asl@outolook.pt

• LOCALIZAÇÃO

GPS 41°23’16.2″N 8°14’35.5″W
Rua da Igreja S/N
4610-851 Vila Fria, Felgueiras

• HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Terça-feira das 20h30 às 22h00
Sábado das 9h00 às 12h00

Vizela (S.Jorge)

Área: 108,71 ha / Fonte: CAOP
População: 574 habitantes – 284 Homens e 290 Mulheres / Fonte: INE 2001
Densidade: 5,48 hab/ha

Em 1258 era conhecida por S. Jorge de Cela e estava na posse da Ordem do Hospital. Habitada desde tempos pré-romanos, nesta freguesia existiu também um povoamento castrejo, no qual Martins Sarmento recolheu entre outros materiais a já célebre estátua do guerreiro galaico(…)
(Felgueiras – Tradição com Futuro, edição CMF)

São Jorge de Cela foi das primeiras designações desta localidade. Pelo menos é assim que surge nas Inquirições de D. Dinis. Toda a história da freguesia está relacionada com a sua vizinha de Santo Adrião. A sua origem e formação como freguesia prende-se com o «Mandamento de Riba-Vizela», ordenado no século X por D. Gonçalo Mendes, Conde Portucalense. Hoje o seu nome é S. Jorge de Riba-Vizela, apesar de por muitos ser conhecida de S. Jorge de Vizela. No interior da Igreja Paroquial é possível admirar uma bela pintura de São Jorge em madeira que está na sacristia e ainda um altar do século XVI com belas pinturas da vida de Cristo. O rio Vizela banha a extremidade da freguesia e a sua história está ligada à vizinha Santo Adrião de Riba-Vizela, pertencente ao Município de Vizela. Esta freguesia possui uma área de 1,1 Km2 e uma população residente de 596 habitantes.

• Igreja Matriz

Festa e Romarias: