Plataforma SIGA

SIGA (Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem) é a plataforma que permite a gestão online da informação relativa a candidaturas a apoios, inscrição nos serviços disponíveis à comunidade educativa de forma rápida e eficaz, bem como de todos os processos necessários à gestão diária dos estabelecimentos de ensino concelhios. No âmbito da certificação dos serviços municipais, a plataforma SIGA constitui assim uma ferramenta que tornará mais simples e imediata a agilização dos processos, potenciando o aumento da eficiência dos serviços e garantindo a redução de custos e tempos de resposta. Numa clara aposta na modernização administrativa, os serviços municipais ficarão mais próximos de toda a comunidade educativa com acesso à informação de forma centralizada e a indicadores que permitirão uma tomada de decisão mais transparente e rigorosa.

SIGA é baseado em tecnologias web, pelo que a gestão dos processos afetos ao Município pode ser feita a qualquer hora e em qualquer lugar a partir de um computador que possua ligação à Internet.

Perguntas frequentes

Caso já esteja registado/a deve de inserir os códigos de autenticação (utilizador e password) para aceder à sua área privada.

No caso dos/as alunos/as que efetuem a 1ª inscrição, será enviado ao/à encarregado/a de educação um e-mail com os dados de acesso (utilizador e código de acesso).

No primeiro acesso à Plataforma SIGA deverá efetuar a sua Autenticação usando o UTILIZADOR e CÓDIGO DE ACESSO acima disponibilizados; definir a sua PASSWORD e associar o seu endereço de e-mail à sua conta. Após este procedimento, para aceder basta que, na área AUTENTICAÇÃO, introduza o UTILIZADOR e PASSWORD definidas por si.

No caso de não receber este e-mail, deverá solicitar a criação de acessos através de telefone (255-31800) ou por email (educacao@cm-felgueiras.pt), indicando obrigatoriamente:

– Assunto: Acesso SIGA – Credenciais de Acesso

– Corpo do texto:

• Nome completo do/a aluno/a
  • Nif do/a aluno/a
  • Estabelecimento de ensino que vai frequentar
  • Ano de escolaridade que vai frequentar
  • Nome do/a Encarregado/a de Educação
  • Contacto de telemóvel e email do/a Encarregado/a de Educação

Em caso de perda dos dados de acesso do/a utilizador/a, poderá solicitar novos dados através de telefone (255-318000) ou por email (educacao@cm-felgueiras.pt), indicando obrigatoriamente:

– Assunto: Acesso SIGA – Credenciais de Acesso

– Corpo do texto:

• Nome completo do/a aluno/a
  • Nif do/a aluno/a
  • Estabelecimento de ensino que vai frequentar
  • Ano de escolaridade que vai frequentar
  • Nome do/a Encarregado/a de Educação
  • Contacto de telemóvel e email do/a Encarregado/a de Educação

Em caso de perda de password deverá recuperar os dados de acesso na área de autenticação da Plataforma SIGA.

Após efetuar o registo na Plataforma Siga, cada encarregado/a de educação poderá em cada ano letivo:

• candidatar-se aos apoios atribuídos pelo Município para o/a seu/ua educando/a, tais como: transporte, manuais, cadernos de atividades (livros de fichas), kit de material escolar e kit de desporto;
  • inscrever o/a seu/ua educando/a nos serviços de refeição e/ou prolongamento de horário, disponíveis nas escolas da rede pública do concelho e pelos quais o Município é responsável;
  • aceder diretamente aos serviços usufruídos pelo/a seu/ua educando/a, extrair faturas, consultar notificações, entre outras funcionalidades.

Para informação complementar:

Consulte as FAQ´s em www.cm-felgueiras.pt