Fechar Menu
Abrir Menu

Estratégia Municipal de Saúde

A Estratégia Municipal de Saúde consiste num instrumento de planeamento estratégico no domínio da saúde, definindo prioridades para a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população residente no município.

Tem como objetivo geral promover a saúde da população e reduzir as desigualdades em saúde relacionadas com os determinantes e as condições dos lugares onde as pessoas nascem, vivem, trabalham e envelhecem. Como objetivos específicos, a Estratégia Municipal de Saúde visa definir os eixos estratégicos e as respetivas ações e medidas de intervenção do município, tendo por base uma abordagem intersectorial e a otimização dos recursos municipais com impactos de ganhos em saúde. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de “saúde”, mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. 

Mais do que uma situação estática, resulta duma contínua intenção individual no sentido de gerir a afetividade, evitar atitudes e hábitos nocivos, e fazer vigiar regularmente certos parâmetros clínicos e analíticos. 

Pela criação de condições económicas, sociais, culturais e ambientais que garantam, designadamente, a proteção da infância, da juventude e da velhice e pela melhoria sistemática das condições de vida e de trabalho, bem como pela promoção da cultura física e desportiva, escolar e popular, e ainda pelo desenvolvimento da educação sanitária do povo e de práticas de vida saudável. 

Navegue nas imagens para saber mais:

  • CONTACTOS

Telefone: 255 318 000
E-mail: geral@cm-felgueiras.pt

  • LOCALIZAÇÃO

GPS 41º21’56.18”N 8º11’53.81”W
Praça da República – Margaride
4610-116 Felgueiras

Notícias relacionadas: