União das Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim

Nº de eleitores: 5721
Presidente: José António de Sousa Guimarães (Sim Acredita L.PS)

Vila Cova da Lixa

Área: 571,91 ha / Fonte: CAOP
População: 3850 habitantes – 1810 Homens e 2040 Mulheres / Fonte: INE 2001
Densidade: 5,51 hab/ha

Só depois de sagrada em 1238, é que começou a definir-se como “igreja própria” e como importante Abadia de Clérigos, dotada de jurisdição canónica sobre três freguesias (Aião, Figueiró e Tresouras) e sobre duas capelas (Franqueira e S. Gens)(…)
(Fernandes, M.Antonino, Felgueiras de Ontem e de Hoje, p.119-123)

Vila desde 18 de Abril de 1933, a Lixa já era nomeada em 1509 e em 1220, passando à categoria de cidade em 21 de Junho de 1995. Na toponímia local, resta para memória o lugar do Santo do Mosteiro, próximo do local onde está a actual Igreja Paroquial, construção do século XVIII (1713). Referência merecem também as Capelas de São Roque fundada em 1599 ainda em estado razoável, e a Capela de Nossa Senhora das Angústias, fundada em 1656, na Quinta de Teixeira. Recordem-se ainda os nomes de quem fez história por terras de Vila Cova da Lixa: Zé do Telhado, Dr. Leonardo de Coimbra, Sebastião Babo, o “Rifa” de Borba de Godim ou Manuel Teixeira da Silva.
Em Vila Cova da Lixa, que possui uma área de 5,7 Km2 e uma população residente de 3150 habitantes, parece adivinhar-se um exemplo concreto da influência romana. Atraídos para as terras baixas (Cova) e integrados em novos cultivos e noções de propriedade, os habitantes do Castro, cedo viram surgir a Villa do Dominus com o seu Paço e a repartição de terras tão ao gosto romano.
Tem uma importante feira semanal à terça-feira, e feiras anuais (Feira das Uvas e Feira das Oitavas) respectivamente na 1ª segunda-feira de Setembro e segunda-feira de Páscoa. Realiza-se ainda no 1º domingo de Setembro uma importante romaria, a Nossa Senhora das Vitórias.

• Igreja Matriz de Borba de Godim
  • Quinta do Paço de Borba

Festas e Romarias:
Festa de São Sebastião, em 20 de Janeiro; Festa de São Roque, em meados de Agosto; Festa do Corpo de Deus (dia móvel) e Festas de São João em 24 de Junho. Em Setembro a festa da Nossa Senhora das Vitórias. O seu padroeiro é São Miguel.

• CONTACTOS

E-mail: vilacovadalixaeborbadegodim@gmail.com

• LOCALIZAÇÃO

GPS 41°20’03.2″N 8°09’17.1″W
Rua D. Manuel I, nº 208
4615-510 Vila Cova da Lixa

• HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira das 14h00 às 18h00

Borba de Godim

Área: 774,60 ha / Fonte: CAOP
População: 2 341 habitantes – 1097 Homens e 1244 Mulheres  / Fonte: INE 2001
Densidade: 3,02 hab/ha

A primeira referência documental da freguesia data de 1136, numa sentença julgada por D. Afonso Henriques a favor dos descendentes de D. Analso Guiçóis, fundador da Igreja local no século X.
Borba de Godim pertenceu ao concelho de Celorico de Basto antes de ser integrada em Felgueiras. No século XV, a paróquia foi anexada à de Agilde. Os seus bens passaram para a posse da Ordem de Cristo.
Em 1794, D. Francisco Moura Coutinho, ao tempo Fidalgo da Casa Real, mandou edificar uma capela em substituição de um pequeno oratório anterior. Alguns anos mais tarde aquele fidalgo encomendou em Roma, as relíquias ( corpo e vaso com sangue ), do mártir S. Bonifácio e outros santos retirados ao cemitério de Santa Ciríaca. Veio tudo acompanhado de certificado de autenticidade e origem, de resto logo confirmado por documentos papais e de indulgências, privilégios e insenções em relação à paroquia que vinham assinados pelo Papa Alexandre III.
Em 2 de Abril de 1834, no Monte das Vitórias, decorreu uma grande batalha entre liberais e absolutistas, comandados respectivamente pelo General Torres e pelo Brigadeiro José Cardoso (…)
(Fernandes, M. Antonino, Felgueiras de Ontem e de Hoje, p.56-60)
A história primordial de Borba de Godim está muito ligada à da sua igreja, que terá sido fundada no século X, por D. Analso Guiçóis ou Anulfo Visóis. Este importante património foi, inclusive, fruto de lutas pela sua posse, sendo, até alvo de decisões reais, como aconteceu no século XII por parte de D. Afonso Henriques, como está documentado. A Igreja Paroquial de Borba, tem o seu interesse arquitectónico pelo seu estilo românico. De realçar as capelas existentes, nomeadamente na Casa dos Coimbras, na Quinta do Paço, no Outeiro das Vitórias e Paço. No Monte das Vitórias decorreu a histórica batalha em 1834, entre Liberais e Miguelistas. Na área que limita a freguesia, é possível encontrar varias minas de estanho denominadas “Alto da Picarra”, “Tapada da Bemposta” e ainda “Tapada do Lobo”. Borba tem uma área de 7,9 Km2 e uma população residente de 2340 habitantes.

• Igreja Matriz de Borba de Godim
  • Quinta do Paço de Borba