Câmara apresenta projeto de reabilitação da rua Rebelo de Carvalho

Obra inicia esta semana e o prazo de execução é de 180 dias

Foi apresentado publicamente o projeto de reabilitação da Rua Rebelo de Carvalho, na Câmara Municipal de Felgueiras, no dia 07 de maio. Esta intervenção, englobada no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), irá dotar aquela rua central de melhores condições para a circulação pedonal, transformando-a numa artéria onde os transeuntes se possam sentir bem e usufruir segura e calmamente quer dos espaços comerciais e de restauração, quer das atividades a dinamizar no local.

Na sessão de apresentação do projeto da obra, o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, mencionou que a regeneração das áreas urbanas do concelho “continua a ser uma das principais prioridades do executivo”.
O autarca sublinhou que esta intervenção está inserida na “revolução do centro urbano de Felgueiras que o executivo municipal defende, no sentido de dar uma nova dinâmica social e económica ao concelho”.
Nuno Fonseca, referiu ainda outras obras enquadradas no plano estratégico da Câmara Municipal para melhorar as condições da principal área urbana.
“A requalificação da área envolvente à Igreja Matriz de Margaride está em curso e aguardamos apenas o visto do Tribunal de Contas para iniciar a intervenção na Avenida Dr. Leonardo Coimbra”.
O vereador da Obras Municipais, Joel Costa, abordou algumas questões operacionais da obra que a iniciar em breve e anunciou que o prazo de execução da empreitada é de 180 dias.
Joel Costa realçou ainda que “este espaço irá acolher iniciativas criadas com o objetivo de proporcionar uma melhoria da qualidade de vida dos felgueirenses e de dinamizar as atividades económicas do concelho”.

INTERVENÇÃO NA RUA REBELO DE CARVALHO
A intervenção para o troço norte da Rua Rebelo de Carvalho é desenvolvida de acordo com os conceitos de Acessibilidade e Mobilidade para Todos, desenho inclusivo e qualidade de vida em ambiente urbano, potenciando a utilização dos denominados “modos suaves” de circulação.
A obra incidirá, essencialmente, na beneficiação dos percursos pedonais, na construção de percursos acessíveis a todos, na gestão do estacionamento e na resolução de pontos de conflito e constrangimentos, apontando, como premissa principal, a melhoria da qualidade estética e urbana desta artéria que é uma das principais ruas comerciais de Felgueiras.
A reunião, realizada no auditório dos Paços do Concelho, contou com a presença de moradores e de lojistas instalados naquela rua e foi bastante participada. Os principais visados pela intervenção expuseram as suas questões, relativamente aos constrangimentos que o período da execução da empreitada irá causar e, de uma maneira geral, demonstraram-se agradados com o planeamento da intervenção apresentado.
Esta obra tem um custo que ronda os 380 mil euros, é cofinanciada no âmbito do Portugal 2020, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte -NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER.