Árvore da Esperança fará parte do Natal em Felgueiras

Felgueiras foi o primeiro Município a aderir à iniciativa
‘ÁRVORE DA ESPERANÇA’ FARÁ PARTE DO NATAL EM FELGUEIRAS
Instalação será feita hoje, 13 de dezembro

Será instalada hoje, 13 de dezembro, junto aos Paços do Concelho de Felgueiras, a ‘Árvore da Esperança’, uma ideia da agência de publicidade Partners com a participação especial da artista portuguesa Joana Astolfi. A árvore, que será entregue por volta do meio dia, será inaugurada às 15h00. O Município de Felgueiras foi o primeiro a dar o ‘sim’ a esta iniciativa que pretende percorrer o país e cujas receitas revertem a favor das vítimas dos incêndios.

Nesta época natalícia, em que as famílias se reúnem junto a uma árvore carregada de enfeites de Natal, surgiu a ideia de colocar as pessoas a refletirem sobre as outras árvores e sobre a catástrofe que afetou tantas outras famílias. Para isso, a Partners, que contou com o alto patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República, tomou a iniciativa de substituir as típicas árvores de Natal por árvores queimadas nos incêndios, colocadas no centro das cidades, com a participação especial da artista portuguesa Joana Astolfi.

A artista Joana Astolfi explica o processo: “Nós invertemos o tronco da árvore. Fica o pé do tronco para cima e a base são ramificações porque está tudo queimado”. A obra nem chega a assentar no chão, tendo no topo um pinheiro verde enxertado. “Na base da árvore vamos ter um regador vermelho, em homenagem aos bombeiros e à água que vai alimentar a vida do pinheiro”, acrescentou.

A primeira ‘Árvore da Esperança’ foi oficialmente inaugurada ontem, dia 11, nos jardins do Palácio de Belém, pelo Presidente da República. Nos próximos dias, a iniciativa repetir-se-á em vários concelhos e empresas do país e terá a cobertura das várias estações de televisão.

Mas esta é uma iniciativa que pretende chegar a todo o país. Paralelamente, os portugueses poderão gravar as suas mensagens de apoio e incentivo a quem mais sofreu com os incêndios (http://arvoredaesperanca.pt/), mensagens essas que serão difundidas na RFM na noite de dia 24 de dezembro.

O público poderá também comprar pequenas réplicas, dentro de frascos, que serão vendidas online, cuja receita reverterá igualmente a favor das famílias vítimas dos incêndios.

Programação:
12h00: Entrega de ‘Árvore da Esperança’ na Câmara Municipal de Felgueiras e início da montagem
14h00: Fim da montagem
15h00: Inauguração