“CHEF ERASMUS PROJECT”

A vereadora da Educação, Ana Medeiros, recebeu nos Paços do Concelho uma comitiva de professores e alunos oriundos de três escolas europeias, Alemanha, Inglaterra e Polónia que estiveram no concelho a participar no Projeto Internacional Erasmus+ “CHEF ERASMUS PROJECT” com a coordenação da Escola Secundárias de Felgueiras.

Na receção a vereadora realçou a importância destes intercâmbios, pois é gratificante a partilha de conhecimento e experiências, fator indispensável para garantirmos conhecimentos suficientes para o desenvolvimento pessoal e profissional, que devemos saber valorizar e cultivar.

Durante a receção à comitiva a autarca sublinhou: “É um gosto e um orgulho receber jovens de outros países que estabelecem contacto com a realidade dos nossos professores e alunos e que mantêm contacto com a nossa cultura, com as nossas vivências, sendo Felgueiras um território atrativo para visitar, investir, empreender, trabalhar e viver!”

Foi visionado um vídeo, onde Felgueiras se destaca como um concelho empreendedor, com uma população jovem, acolhedora, dinâmica e que reúne todas as características para proporcionar boas condições de vida aos cidadãos, sempre disponível para acolher quem nos visita e aqui se quer fixar.
A visita a Felgueiras focou-se essencialmente em conhecer pratos tradicionais portugueses e em visitar locais com forte influência turística.

Dos pratos locais salienta-se o Bacalhau à Felgueiras, um prato inspirado e criado (em 2019) pelo orgulho, vocação e talento felgueirense, o Pão de Ló de Margaride, um doce maravilhoso com cerca de 300 anos e que foi servido à mesa da Casa Real desde o século XIX e um vasto património nas mais diferentes áreas.

O projeto “CHEF ERASMUS PROJECT” é uma parceria entre quatro escolas, Portugal (E. S. Felgueiras), Alemanha (Gelsenkirshen), Polónia (Żarki) e Inglaterra (Newcastle), que pretende divulgar a herança e a influência da imigração e influência das pessoas e comida nos países afetos ao projeto.