Município de Felgueiras promove Festival de Teatro Interescolar

No dia 6 de junho de 2023, o Município de Felgueiras promoveu o Festival de Teatro Interescolar, no palco da Escola Secundária de Felgueiras, pretendendo, com esta iniciativa divulgar a produção teatral realizada pelas escolas participantes nas Oficinas de Teatro, bem como cultivar o gosto pelo teatro.

A programação desta iniciativa municipal contou com a apresentação de 5 peças de teatro. O Agrupamento de Escolas da Lixa levou a palco a peça “Os Gangues”, pela turma do 9H, o Agrupamento de Escolas de Airães apresentou “E 20 anos passaram”, pela turma do 12ºB, o Agrupamento de Escolas D. Manuel Faria e Sousa apresentou “A caminho de Santiago de Compostela passando pelos caminhos de Felgueiras”, pela turma do 7º D, o Agrupamento de Escolas de Idães apresentou “Auto da barca do castigo”, pela turma do 9º A e a Escola Secundária de Felgueiras apresentou “Ó Maria’s! esta é a Aldeia dos Zé’s”, levado a palco pelo grupo de teatro formando no âmbito desta iniciativa.

As peças teatrais apresentadas e desenvolvidas pelo encenador Élio Silva, inserem-se na atividade Oficinas de Teatro, que contempla a dinamização de sessões de teatro junto dos/as alunos/as dos diferentes estabelecimentos de ensino, através da exploração dramática numa abordagem interdisciplinar, enquanto ferramenta de apoio ao sucesso escolar, tendo participado nestas oficinas 113 alunos/as do 3º CEB e ensino secundário, dos Agrupamentos de Escolas da Lixa, D. Manuel Faria e Sousa, Airães, Idães, Dr. Machado de Matos e Escola Secundária de Felgueiras.

O Município de Felgueiras, no âmbito do projeto IGEA Educa Felgueiras, promoveu ao longo do ano letivo 2022/2023 na área das Artes, as Oficinas de Cinema de Animação, as Oficinas de Educação Artística e as Oficinas de Teatro. A integração das Artes em contexto escolar justifica-se pela importância de que estas práticas se revestem na formação integral dos/as jovens, particularmente ao possibilitar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais e procura motivar os/as alunos/as para as aprendizagens curriculares, estimulando o pensamento de forma crítica e livre, dando enfase à sua criatividade.

O Festival de Teatro Interescolar pretendeu proporcionar aos/às alunos/as uma experiência dedicada à expressão e criação teatral com a apresentação de várias peças teatrais, mas também proporcionou um espaço de encontro e partilha que permitiu criar o diálogo entre os/as alunos/as, docentes e profissionais ligados às artes. A qualidade das peças apresentadas mereceu o reconhecimento entusiástico do público que assistiu, e foi uma oportunidade para todos os/as alunos/as se divertirem e crescerem, respeitando-se a si e aos outros.

Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.