Felgueiras proporcionou a 400 jovens atividades diversas no âmbito dos Campos de Férias Desportivas 2023

De 3 a 28 de julho, decorreu em Felgueiras e na Lixa, os “Campos de Férias Desportivas”, destinados a 400 jovens, 100 em cada semana, do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, ao abrigo do alvará municipal e promovido pela divisão de Desporto e Lazer.

Foram 4 semanas preenchidas com diferentes atividades que permitiu a estes jovens vivenciar momentos únicos.

Desporto, cultura, natureza, conhecimento, aventura, inclusão, visitas, lazer e muita diversão, marcaram as atividades desenvolvidas pelos jovens que foram orientados por animadores muito divertidos.

A segurança, a aprendizagem, a felicidade e o bem-estar dos participantes dos Campos de Férias Desportivas são a nossa prioridade e é com base nestes princípios que definimos o programa de atividades lúdico pedagógico, que todos os anos traz, novidades.

O projeto, que já é uma referência para as famílias e instituições do concelho, assegura a ocupação do tempo livre das crianças e jovens de forma saudável, com boas práticas e novos desafios.

A promoção e dinamização da prática da atividade física e desportiva junto dos mais jovens contribui fortemente para enraizar, generalizar e democratizar o seu acesso. A sua prática constitui um fator decisivo na melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas sendo fundamental no desenvolvimento da sua formação social, pessoal e educativa.

É nesta perspetiva que o Município de Felgueiras, já a largos anos, que promove e dinamiza um programa de atividades lúdicas e desportivas de ocupação dos tempos livres para esta faixa etária da população e, em paralelo, que promovam a cultura de hábitos desportivos e estilos de vida saudáveis através do divertimento, lazer e alegria.

Neste contexto procuramos desenvolver um conjunto de atividades que, na medida do possível, reflita e dê resposta às motivações intrínsecas e extrínsecas das crianças e jovens, proporcionando-lhes atividades individuais e coletivas, que sejam adequadas às diferentes faixas etárias e níveis de maturação.

O programa tem por objetivo primordial proporcionar à população jovem a ocupação dos tempos livres durante as suas férias escolares através da oferta de um conjunto de atividades físicas, desportivas, didáticas e recreativas. Deste objetivo central pretende-se assegurar os seguintes objetivos específicos:

•     Promover a integração social e a socialização dos jovens através da sua participação grupal;

•     Promover uma cultura de hábitos e estilos de vida saudáveis com impacto positivo no processo de desenvolvimento dos jovens ao nível da sua saúde e qualidade de vida.

•     Promover a educação e a formação desportiva em determinadas modalidades;

•     Promover e enraizar a participação desportiva regular nos jovens com o consequente aumento dos índices de prática desportiva no concelho.

O vereador do Desporto e Lazer, Joel Costa, sublinhou “este programa foi pensado não só para facilitar a vida das famílias, mas para incluir uma ação formativa, pedagógica e desportiva. De uma forma ligeira, mas permanente, estimulamos o conhecimento dos nossos jovens com a oferta de atividades lúdico-pedagógicas, desportivas e muito diversificadas e divertidas”.

Os jovens maiores de 18 anos, naturais e/ou residentes em Felgueiras, tiveram a possibilidade de frequentar o “Curso de Animadores de Campo de Férias”, realizado em junho, em parceria com a Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto, sendo posteriormente desse curso, selecionados jovens para desempenharem as funções como Animadores nos Campos de Férias Desportivas, no Município.