O Município de Felgueiras assinalou, no dia 23 de novembro, o Dia da Floresta Autóctone com uma ação de plantação de árvores em Santa Quitéria, local que se encontra a ser intervencionado pelo município, no âmbito do “Plano Estratégico de Arborização para o Monte de Santa Quitéria”.
A atividade contou com a participação de alunos do Externato S. Vicente de Paulo e teve como principal objetivo sensibilizar para a importância de plantar árvores na época mais adaptada tendo em conta as condições climatéricas de Portugal, como alternativa ao Dia Mundial da Floresta assinalado a 21 de Março.
Rosa Maria Pinto, vereadora da Proteção Civil e do Ambiente e Ação Climática, garantiu que “a participação e colaboração de todos é fundamental para que a nossa floresta autóctone esteja cada vez mais protegida. A promoção da biodiversidade e a proteção do ambiente é uma missão de todos e quanto mais cedo começarmos a ter essa consciência mais estaremos a contribuir para a mudança que se pretende”.
A iniciativa promoveu ainda a sensibilização para a conservação das florestas naturais, uma vez que servem como área de refúgio e reprodução de um grande número de animais, importantes para o equilíbrio da fauna e flora locais.