O Município de Felgueiras, no âmbito do Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), deu início ao Ateliê das Emoções nos Jardins de Infância da rede pública concelhia durante a interrupção letiva de Natal 2024, nos quais o serviço de prolongamento de horário é da responsabilidade municipal.
A dinamização do Ateliê das Emoções é da responsabilidade da Equipa Técnica Municipal, responsável pela implementação do PIPSE, e tem como objetivo a introdução da educação socioemocional na educação pré-escolar através do conhecimento e identificação das emoções, capacitando as crianças para uma melhor gestão emocional através de técnicas simples e práticas adequadas às suas idades.
Na interrupção letiva de Natal 2024, o Ateliê abrangeu, assim, 46 crianças da educação pré-escolar que frequentam o prolongamento de horário das Escolas Básicas de Caramos, Pinheiro, Moure, Airães, Ribeirinho-Penacova, Salgueiros-Sousa, Pombeiro de Ribavizela e Várzea.
O Ateliê das Emoções continuará a ser dinamizado nas restantes interrupções letivas do presente ano letivo 2024/2025, nomeadamente, Carnaval, Páscoa e Verão, nos restantes Jardins de Infância da rede pública concelhia.
O PIPSE tem como principal objetivo a promoção do sucesso escolar dos/as alunos/as do Tâmega e Sousa, reforçando a equidade no acesso à educação e melhorando a qualidade e pertinência das aprendizagens e competências, e é desenvolvido em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), no âmbito dos Programas Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar (NORTE2030-2024/5).