Fechar Menu
Abrir Menu

Ação de voluntariado jovem “Namorar Com Fair Play” – 2021

O Centro Municipal de Voluntariado, em colaboração com o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. vai desenvolver um projeto de voluntariado jovem para prevenir a violência no namoro, presente no Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação e identificado nas prioridades do Plano Nacional para a Juventude.

A prevalência de diversas formas de violência nas relações de namoro, bem como o não reconhecimento destes comportamentos como abusivos, revelam que, independentemente do contexto geográfico, é fundamental continuar a trabalhar a consciencialização sobre esta problemática social junto dos jovens.

A ação “Namorar Com Fair Play – 2021” é uma ação voluntariado de longa duração integrada no Programa Agora Nós, com o objetivo de:
• Promover o direito à igualdade e inclusão social de todos/as os/as jovens, combatendo a exclusão social de todas as formas de desigualdade e discriminação;
• Prevenir a vitimização de jovens e a violência com base nas desigualdades de género;
• Combater a violência no namoro;
• Sensibilizar os jovens para a igualdade de género como parte integrante dos Direitos Humanos;
• Sensibilizar os jovens para a identidade de género;
• Eliminar estereótipos de género promovendo uma cultura de não-violência;
• Promover a cidadania participativa.

Assim, através dos Jovens Voluntários/as, pretendemos proporcionar o desenvolvimento de ações em Escolas, do ensino básico (3ª ciclo), secundário e universitário ou em meio associativo ou no âmbito de outros programas desenvolvidos ou subvencionados pelo IPDJ e pela autarquia, que promovam os objetivos acima elencados.

Os/as jovens voluntários/as deverão ter idade compreendida entre os 16 e os 30 anos, e serão ressarcidos/as de despesas no valor de 12,00 euros/dia, executando as tarefas com uma duração diária de 5 horas.
Para participar na iniciativa, os jovens devem efetuar a inscrição online através do email cmvoluntariado@cm-felgueiras.pt até ao dia 10 de junho.

Para mais informações, poderão contactar o Centro Municipal de Voluntariado através do 255 318 000.

Mais notícias
Capacitar garante mais de 200 mil euros a IPSSs concelhias