Escolas exploram monumentos da Rota do Românico

9 escolas do Município de Felgueiras e um total de cerca de 260 alunos/as dos 1º.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico participaram em 2 projetos lançados pela Rota Românico no ano letivo 2023/2024.

Os projetos convergem no objetivo comum de contribuir para a divulgação do património local e da arte românica junto da comunidade escolar dos municípios que integram a Rota do Românico e, neste caso concreto, do Município de Felgueiras.

Ao longo do ano letivo 2023/2024, foram dinamizadas sessões de exploração em contexto de sala de aula com as 14 turmas envolvidas e realizadas visitas a monumentos emblemáticos da Rota do Românico do concelho.

O projeto “Escultura Românica” direcionado ao 1º Ciclo do Ensino Básico envolveu 156 alunos/as das Escolas Básicas de Vinha, Pedreira; Boavista, Sernande; Santa Luzia, Lagares; Várzea; Varziela; Macieira da Lixa e Pinheiro e desafiou as escolas a explorar o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro e a Igreja do Salvador de Unhão.

“O Românico do nosso Território”, implementado pela primeira vez no Município de Felgueiras, envolveu 103 alunos/as do 3.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Secundária de Felgueiras e desafiou a comunidade envolvida a aprofundar o conhecimento sobre o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro.

As atividades desenvolvidas pela Rota do Românico e apoiadas pelo Município inserem-se no Pilar de intervenção n.º 1. “Património e Memória” da área da educação e procuram reforçar e promover a identidade local.