Fechar Menu
Abrir Menu

Felgueiras decide campeões de xadrez a 3 de maio

A Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, em Felgueiras, recebe no próximo sábado, 3 de maio, a quinta e última etapa do 4.º Campeonato Felgueiras Xadrez, momento de todas as decisões quer para a competição federada, quer para a competição não federada.

A partir das 15 horas disputar-se-ão as cinco rondas finais da competição, jogada no ritmo de partidas rápidas, e na qual, desde dezembro de 2024, participaram mais de 80 entusiastas do mundo mágico das 64 casas, divididos entre a competição federada e a competição amadora.

Esta competição xadrezística é uma organização do Município de Felgueiras, com o apoio da Associação de Xadrez do Porto e de instituições de ensino do concelho, sendo a participação gratuita, mas sujeita a uma inscrição prévia e obrigatória .

À entrada para a derradeira etapa na frente da classificação federada está Afonso Almeida, do Vasco da Gama Futebol Clube de Recarei, com 15 pontos em 20 possíveis. Os seus colegas de clube, Mateus Bessa (11,5 pontos) e Laertes Silva (10 pontos), ocupam a segunda e terceira posições, respetivamente. Constança Fonseca, do Xadrez Colégio EFANOR, é a melhor classificada feminina, com 3 pontos.

Na competição não federada, Guilherme Gonçalves lidera destacado com 19 pontos. Renato Freitas (15,5 pontos) e Rúben Costa (15 pontos) são os únicos adversários ainda com hipóteses de alcançar o primeiro lugar. No setor feminino, Maria Lemos Pereira parte como favorita com 11,5 pontos, mas Alex Fonseca, com 9,5 pontos, ainda mantém aspirações ao troféu.

Já na competição por famílias, a liderança pertence à família Lemos (Filipe e André Lemos), com 18 pontos, surgindo, na segunda posição, a família Castro Rodrigues (Rúben e Rodrigo Castro Rodrigues) com 16 pontos e o terceiro posto é ocupado pela família Cunha Costa (Rúben e Inês Cunha Costa) com 13 pontos.

A última etapa do campeonato promete decisões renhidas e emoção até ao fim, numa iniciativa destinada a promover a prática do xadrez e incentivar a participação intergeracional consolidando Felgueiras como um dos polos da modalidade na região Norte.

Participação gratuita de inscrição obrigatórias em  https://inqueritos.cm-felgueiras.pt/index.php/551756?lang=pt

Mais notícias
“Só mais uma história” encoraja ao gosto pelo livro e pela leitura…