Felgueiras atribui 729 mil euros às freguesias para responder mais prontamente às necessidades da população

O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, reuniu-se ontem, dia 24 de junho, com todos os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho para assinar os autos de transferência de competências para as freguesias.

A verba atribuída aumentou 10%, em relação à do ano anterior, sendo a segunda maior instituída, desde 2018, ano em que o atual executivo aumentou 20% ao valor conferido em 2017.

A decisão vem ao encontro da política de proximidade que o executivo municipal implementou e que tem vindo a desenvolver no sentido de valorizar e criar melhores condições às Juntas de Freguesia para que estas possam atuar no imediato quando confrontadas com necessidades prementes da população.

Esta medida reforça o compromisso da Câmara Municipal de Felgueiras com a política de coesão territorial, garantindo que os recursos necessários sejam disponibilizados para o desenvolvimento local e a melhoria dos serviços prestados diretamente aos felgueirenses.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal sublinhou a importância desta transferência, destacando que “o aumento de 10% no financiamento é um reflexo do nosso empenho em assegurar que todas as freguesias tenham as condições adequadas para servir os felgueirenses de forma eficiente e eficaz.”

Os montantes transferidos destinam-se a intervenções relacionadas com gestão e manutenção de espaços verdes, limpeza de vias e espaço públicos, pequenas reparações em estabelecimentos de ensino, reparação e substituição de mobiliário urbano, entre outros.

A política de coesão territorial visa não apenas descentralizar, mas também fomentar a igualdade de oportunidades entre as diferentes freguesias do concelho.

Com este investimento, espera-se que as juntas de freguesia possam melhorar a qualidade de vida dos seus fregueses.

Esta iniciativa é mais uma prova do esforço contínuo para fortalecer as freguesias